a
HomeGravidezAzia na gestação: causas e prevenção
Azia na Gestação é muito comum
Azia na Gestação é muito comum
s

Azia na gestação: causas e prevenção

Atenção, futuras mamães: esqueçam os mitos relacionados à azia na gestação. Assim como outros diversos sintomas, a azia é muito comum na gravidez e, diferente das crendices populares, ela não está relacionada com a quantidade de cabelos do bebê.

É normal as gestantes sentirem muito incômodo e, por isso, vários sites dizem o que fazer para diminuir o desconforto. Mas você sabe o que fazer? Trouxemos as dicas de um especialista que vão te ajudar nas causas e prevenção!

Azia na gestação

A azia comum na gravidez é causada pelo aumento da progesterona no sangue.

Para que não haja dúvidas, conversamos com Lara Morra Freitas, nutricionista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, que nos explicou o que causa azia, por que ela é tão comum na gestação e o que realmente funciona para reduzir o incômodo.

Segundo Lara, a azia na gestação ocorre devido às flutuações hormonais próprias combinadas com a pressão intra-abdominal e intragástrica e pode ser controlada com consumo de alimentos de baixa acidez. “Na gravidez, a ocorrência de azia é comum porque com o bebê dentro da barriga, aumenta a pressão sobre o estômago, o que dificulta muito o esvaziamento gástrico, causando lentidão no sistema digestivo”, concluiu a nutricionista.

10 dicas alimentares fáceis que amenizam os efeitos da azia na gestação:

– Comer em pequenas quantidades, tendo um maior fracionamento das refeições (exemplo: seis refeições diárias em pequenas quantidades)

– Não se deitar após as refeições

– Não ingerir líquidos com as refeições

– Comer devagar e mastigar bem os alimentos

– Evitar alimentos com cafeína como como café, guaraná, refrigerantes à base de cola, cacau, chocolate, chá preto

– Não consumir bebidas alcoólicas

– Não fumar

– Evitar o consumo de bebidas gaseificadas (refrigerantes em geral)

– Evitar o consumo de especiarias

– Evitar o consumo de gorduras e açúcares

Se você já tem hábitos alimentares saudáveis como os citados acima e nada disso adiantou, o mais indicado é que você fale com o seu obstetra. Ele provavelmente receitará medicação à base de magnésio ou cálcio. Vale lembrar que nenhum medicamento deve ser tomado sem prescrição e acompanhamento médico. Durante a gestação todo cuidado é pouco e o uso indevido de medicamentos pode ser prejudicial ao desenvolvimento do bebê.

Leia mais

Cuidados na gravidez e um pós-parto mais saudável

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • A água de coco natural é um excelente remédio pra azia na gravidez. Além de ser uma ótima fonte de proteína e outros benefícios. Usei e super recomendo! 😉

    28 de outubro de 2017
    • Oi Ana Paula!

      Que delícia de dica! Obrigada por compartilhar com a gente.

      Um beijo! :*

      1 de novembro de 2017

Deixe um comentário