a
HomeBebêAprenda a fazer brinquedos sensoriais para seu bebê
Fonte: Pinterest
Fonte: Pinterest
s

Aprenda a fazer brinquedos sensoriais para seu bebê

Os brinquedos sensoriais podem ser feitos em casa, com materiais simples, e com grandes benefícios para o desenvolvimento motor fino e cognitivo dos bebês. A partir dos materiais apresentados, os bebês são estimulados a descobrir cores, sensações e funções para o que é apresentado. A grande diferença está na simplicidade: ao invés dos “brinquedos que brincam sozinhos”, cheios de luzes e botões cuja única função é de serem apetados, os brinquedos sensoriais apresentam ao bebê um mundo inteiro de descobertas, que ele pode tocar, cheirar, sentir, e a partir daí, construir sua pirâmide de conhecimentos e experiências.

 

Brinquedos sensoriais e a pedagogia Montessoriana

 

O fundamento dos brinquedos sensoriais pode ser explicado pela linha pedagógica Montessoriana, onde a criança é livre para se desenvolver e aprender sozinha. A educadora italiana Maria Montessori uma vez escreveu que “A brincadeira é o trabalho da criança”, para exemplificar a importância do brincar em sua construção enquanto ser humano e cidadão. Foi baseada em sua teoria pedagógica que anos mais tarde a UNICEF estabeleceu, na Declaração Universal dos Direitos da Criança, o direito aos “jogos e brincadeiras”.

Maria Montessori acreditava que a criança já nasce com a capacidade de aprender sozinha, e por isso usava o brincar como um instrumento de conhecimento e desenvolvimento infantil. Hoje, com a chamada “nova escola”, a pedagogia Montessori segue ganhando espaço entre educadores, que acreditam que brincar é a atividade mais importante para uma criança.

Outra característica da pedagogia Montessori é usar objetos do dia a dia de um adulto como ferramenta de estimulo ao autoaprendizado dos pequenos. É muito fácil criar brinquedos que promovam o desenvolvimento de seu bebê em casa, com o que você tem à mão, sem precisar gastar nada.

A intenção aqui é estimular o bebê a usar seus sentidos para fazer descobertas. Ele aprende a descobrir o mundo, e a desenvolver uma série de habilidades na medida em que é apresentado a novos desafios. E claro que o maior estímulo vem do fato de tudo ser uma grande brincadeira, onde ele é livre para experimentar. Separamos algumas ideias incríveis e super fáceis de executar para que você possa construir brinquedos sensoriais para seu bebê:

 

Quadro Sensorial

O quadro sensorial é um dos brinquedos mais populares entre os pequenos, e mais fáceis de se fazer também. Como base, você pode usar o fundo de uma caixa de papelão reforçado. A brincadeira aqui acontece a partir dos seis meses do bebê, e consiste em estimular o tato através de diferentes objetos. Sobre o papelão, você pode usar cola quente para aplicar pedacinhos de esponja, diferentes retalhos de tecidos, pompons, lixas e o que mais tiver em casa que possa ser interessante como textura. Os bebês adoram ter tantas experiências diferentes em um mesmo espaço. Veja algumas sugestões que selecionamos:

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Cama de Gato

Aqui você pode usar um cesto de roupas, daqueles furadinhos, e colocar vários objetos que possam ser de interesse do bebê: potinhos coloridos, brinquedinhos, chocalhos, bolinhas e até pequenos objetos domésticos que não ofereçam risco. Com um fio de malha ou barbante, construa uma teia em cima do cesto. Para pegar os objetos de interesse, eles terão que decifrar o quebra-cabeças. Costuma fazer muito sucesso com bebês por volta de nove meses em diante.

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Caixa de fitas

Esse é sucesso garantido desde quando bebê começa a engatinhar. Uma caixa de papelão e algumas fitas coloridas, daquelas que encontramos facilmente em armarinhos, podem fazer a festa dos pequenos. Basta você fazer alguns furos em uma das laterais da caixa, e está pronto um novo brinquedo. Conforme o bebê for tocando nas fitas, você pode dizer o nome de cada cor, para que ele comece a assimilar as diferenças.

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Garrafas Sensoriais

É uma delícia ver a curiosidade dos bebezinhos quando se deparam com essas garrafas. Garrafinhas pet, de preferência tamanho mini, para facilitar o manuseio, com diversos materiais coloridos dentro: separe um tipo de material para cada garrafa. Fitas coloridas, botões coloridos de diversos tamanhos, elástico de cabelo, bolinhas de Natal… lantejoulas coloridas com água também costumam fazer muito sucesso!

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

Cesto dos Tesouros

A ideia é juntar tudo o que pode interessar ao bebê em uma caixa e deixar ele explorar.  Utensílios domésticos, novelos de lã, escovas, peneiras, colheres, objetos de madeira… uma sugestão é fazer caixas separadas por tema, como por exemplo, uma caixa de natureza, e ali colocar folhas naturais, pinhas, galhos, flores… seu bebê vai adorar experimentar todas as sensações que esses objetos podem proporcionar!

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Fonte: Pinterest

Fonte: Pinterest

 

Leia mais:

– Os melhores brinquedos para seu bebê

– Smartphones e tablets afetam o desenvolvimento dos bebês

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário