a
HomeGravidezAmamentaçãoSemana Mundial do Aleitamento Materno: Amamentar é um Ato Ecológico!
Semana Mundial do Aleitamento
Semana Mundial do Aleitamento
s

Semana Mundial do Aleitamento Materno: Amamentar é um Ato Ecológico!

O Agosto Dourado 2020 já começou com a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) – a campanha social mais difundida em defesa da amamentação. Neste ano, o movimento vai mostrar a importância do aleitamento materno para o meio ambiente como um ato ecológico. 

Com o lema “Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”, você pode estar se perguntando o que o ato de amamentar tem a ver com o meio ambiente. Vamos te explicar o porquê dessa relação!

Semana Mundial do Aleitamento

Semana Mundial do Aleitamento Materno e o meio ambiente

Que o aleitamento materno é importante, você já sabe. Mas, já se deu conta que o leite materno é um dos poucos alimentos produzidos e liberados para consumo sem nenhuma poluição? Ele não precisa de embalagem desnecessária ou desperdício, já que ele é produzido de acordo com a necessidade do bebê.

Ou seja, além dos benefícios para a saúde da mãe e do bebê, a questão ecológica é mais um incentivo para que as mães amamentem o seu filho o máximo de tempo possível. O aleitamento materno reduz o impacto do lixo gerado pelo descarte de embalagens de leite em pó, plástico de mamadeiras e bicos de borracha, materiais com decomposição lenta. 

mamadeira com antecedência

Mudanças climáticas também entram em pauta

A campanha alerta para a contaminação da água, do solo e da produção do leite de vaca que também libera quantidades substanciais de metano e outros gases do efeito estufa. 

Além disso, rações alimentares ou áreas de pastagem do gado leiteiro podem levar ao desmatamento. Por sua vez, isso aumenta a quantidade de dióxido de carbono enquanto as árvores não estão mais disponíveis para absorvê-lo. Ufa! Viu como tudo está interligado?

Semana Mundial do Aleitamento

Objetivos da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020

A SMAM 2020 se concentrará no impacto da alimentação infantil no meio ambiente, nas mudanças climáticas e na necessidade urgente de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno – um recurso renovável valioso e frequentemente desprezado para a saúde do planeta.

Em 2020, a pandemia do Covid-19 muda o formato, mas não o foco. Os eventos de celebração e conscientização vão ocorrer virtualmente, respeitando o distanciamento social necessário.

Benefícios do leite materno

É o alimento mais completo e equilibrado do mundo! Exclusivo até os 6 meses de idade, ele atende a todas as necessidades de nutrientes e sais minerais da criança. Além disso, é rico em substâncias que tornam o bebê mais resistente a infecções por vírus e bactérias.

Semana Mundial do Aleitamento

Veja outros benefícios:

  • Provoca menos cólicas nos bebês, já que é mais bem absorvido e tolerado pelo organismo da criança;
  • Favorece a boa formação do sistema nervoso e estimula a inteligência da criança;
  • Vínculo entre a mãe e o filho ajuda no desenvolvimento de crianças mais tranquilas e com mais autoestima,
  • Quanto mais tempo o bebê se alimenta de leite materno, menor será o risco de desenvolver alergias alimentares, asma, rinite ou problemas de pele;
  • Ajuda no desprendimento da placenta, contribuindo para a volta do útero ao tamanho normal, protegendo contra o câncer de mama e de ovário;
  • A amamentação libera ocitocina, o hormônio do amor que dá bem-estar às mamães.

ocitocina

Por fim, o leite materno está sempre pronto para ser transportado, ingerido e não precisa nem aquecer. É de graça, natural, prático e não desperdiça recursos naturais. Espalhe ideia da Semana Mundial do Aleitamento Materno, mamãe!

 

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais

Cólicas no bebê: o que a mãe deve evitar na alimentação?

Coronavírus e amamentação: conheça as orientações para as mães

Ocitocina: entenda a função do “hormônio do amor” na maternidade

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário