a
HomeGravidezAmamentaçãoO que é a perturbação na amamentação?
perturbação na amamentação
perturbação na amamentação
s

O que é a perturbação na amamentação?

O sentimento da perturbação na amamentação é pouco falado, porém, muito comum. Ele é uma sensação de aflição, vontade de afastar o bebê do corpo, cansaço e até certa angústia. Essas emoções podem gerar culpa nas lactantes, já que cria uma possibilidade de interrupção do aleitamento materno.

Ainda não há uma razão concreta que explique o que desencadeia a perturbação na amamentação. É uma reação primitiva, totalmente diferente do desmame gentil. Só uma coisa é certa: os pensamentos negativos surgem quando o bebê se aproxima do peito e desaparece quando o pequeno para. 

A perturbação na amamentação é um sentimento totalmente irracional. Não envolve dor, apenas uma vontade de fugir daquele momento. Pode acontecer com qualquer mulher, mas é mais frequente quando a mãe amamenta mais de um bebê ou crianças mais velhas, durante o período menstrual e momentos de extrema ansiedade ou privação de sono. 

Se você já sentiu ou ainda sente isso, fique calma. O primeiro passo é falar sobre. Não há espaço para a vergonha e a culpa. A saúde mental das mães é muito importante! Com apoio e muita paciência, é possível superar o desafio.

perturbação na amamentação

8 formas de combater a perturbação na amamentação

  • Procure distrações

Muitas mamães que experimentaram a situação relatam que procurar distrações enquanto amamenta é uma baita ajuda! Não alimente os pensamentos negativos, ocupe a mente com coisas que te fazem bem. Pode ser uma música, filme ou série, por exemplo. 

  • Descanse o máximo que puder

O cansaço pode piorar a perturbação na amamentação. Se puder, durma quando o bebê dormir. Peça ajuda sempre que precisar.  

  • Evite situações estressantes

O momento já é complicado em si. Acima de tudo, tente manter a calma e manter distância de situações e até pessoas que possam te causar estresse. No que for possível em sua rotina, planeje. É uma forma de ter pelo menos um pouquinho de controle nas situações. 

  • Não pratique a amamentação em série

Se tem mais de um bebê que ainda mama no peito, não amamente eles em seguida ou ao mesmo tempo. A angústia pode aumentar. Quando você prioriza um de cada vez, o momento pode ser mais agradável e leve. Converse com o pequeno durante a amamentação, faça carinho e tente pensar o quanto aquele momento faz bem para ele. 

perturbação na amamentação

  • Normalize a situação

Você não é a primeira nem a última mulher a sentir a perturbação na amamentação. Isso NÃO te faz uma mãe ruim, apenas uma mãe REAL!

  • Compartilhe sua experiência

Lembra que falamos que é preciso colocar o assunto em jogo? Não guarde tudo para si, ao falar sobre isso com seu parceiro, família e amigos próximos, o peso da culpa que envolve a perturbação na amamentação diminui. Também é muito válido conversar com outras mães (sem fazer comparações) e um profissional da saúde.

  • Tenha uma rotina saudável (alimentação + exercícios físicos)

A prática de exercícios físicos libera endorfina, que dá uma sensação boa para o corpo e mente. Não precisa de muito mamãe, uma caminhada pelo bairro, dar uma volta de bicicleta e vídeo aulas em plataformas como o Youtube são opções práticas.

  • Tire um tempo para cuidar de você

Sabemos que é difícil, mas um tempinho só para você vai te ajudar e muito! Saia sozinha, bata papo com as amigas, hidrate o cabelo, cuide da pele ou pratique qualquer outro hábito que te faça bem. 

Mamãe, a perturbação na amamentação não tem nada a ver com os seus sentimentos em relação ao bebê. Temos certeza que não falta amor, mas a maternidade é uma caixinha de surpresas. Esperamos que nossos conselhos te ajudem no processo. Se cuide! 

perturbação na amamentação

#DicaGraodeGente

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso de Amamentação”, com uma metodologia super didática, com dicas, alertas e macetes  para te ajudar na missão de amamentar o seu pequeno(a)!

Leia mais:

Problemas na amamentação: principais complicações + depoimentos!

Autocuidados para amamentar: 10 dicas para não passar perrengue

Estudos revelam que leite materno não transmite coronavírus

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário