a
HomeGravidezAmamentaçãoComo lidar com as mordidas na amamentação?
mordidas na amamentação
mordidas na amamentação
s

Como lidar com as mordidas na amamentação?

A fase das mordidas na amamentação é bastante desafiadora, inclusive muitas mamães pensam que é o momento de desmamar. Na verdade, é necessário entender por qual motivo o pequeno está agindo dessa forma e tentar solucionar, mantendo o aleitamento exclusivo. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação seja mantida até os dois anos ou mais. Por isso, vamos te explicar os possíveis motivos que os bebês mordem durante a amamentação e como solucioná-los da melhor forma possível. Continue com a gente para saber!

mordidas na amamentação

Um bebê que morde na amamentação pode indicar:

Que os dentes estão nascendo (e a gengiva coçando!)

Um dos primeiros sintomas que a dentição do bebê está se formando é a irritação e uma coceira na gengiva que faz com que ele leve tudo à boca, principalmente para morder. Na amamentação não seria diferente. 

No momento que ele está com o peito na boca, pode parecer um bom mordedor para aliviar a coceira, infelizmente! Se esse for o caso, temos uma boa notícia. É uma situação temporária e logo o bebê se acostuma com a novidade. 

Para evitar a situação dolorosa das mordidas na amamentação, é interessante oferecer mordedores ou um brinquedinho mole e geladinho para aliviar o desconforto ANTES da mamada. 

mordidas na amamentação

Que quer atenção da mamãe

Se ele fez uma vez e você gritou ou parou tudo para olhar para ele, bingo! O pequeno pode associar a mordida com algo bom, um momento que tem a total atenção da mãe. Isso acontece mais com crianças maiores, que já conseguem entender a situação. 

Também pode ser o caso se você costuma amamentar fazendo outras coisas, como ler um livro, mexer no celular ou assistir televisão.

Que está sonolento durante a amamentação

Mesmo quando ainda não possuem dentinhos, os bebês podem “morder” na amamentação com a gengiva. É mais recorrente quando já estão pegando no sono e perdem a pega correta, machucando o mamilo da mãe.

Que está passando por uma fase de desenvolvimento

Os saltos de desenvolvimento podem deixar os bebês mais distraídos na amamentação. Isso significa que eles estão mais atentos ao mundo exterior, ao ambiente em que vivem e até às pessoas que os cercam.

Nesse processo, surgem as mordidas na amamentação, principalmente com o desenvolvimento da coordenação motora. 

Para isso, escolha um ambiente tranquilo, com uma iluminação aconchegante e poucos estímulos que tirem a atenção do que realmente importa: o leite da mamãe!

mordidas na amamentação

Que há alguma falha na amamentação

Alerta da pega correta! A mordida pode ocorrer para mostrar que há ineficiência na alimentação, como a queda da produção de leite. O pequeno pode ficar irritado de não conseguir a quantidade de alimento desejado, usando o artifício para tentar ‘tirar’ mais leite.

Se a mordida na amamentação acontecer no início da mamada, pode ser que precise de um ajuste na posição do pequeno. Para isso, a almofada amamentação é ideal, mantendo a cabeça e pescoço do bebê apoiada próxima ao corpo da mamãe. 

mordidas na amamentação

Que há confusão de bicos

O uso de mamadeiras e chupetas pode causar a confusão de bicos. É só pensar: nesses objetos, não tem problema nenhum morder, certo? Não é a mesma coisa nos seios da mãe.

Outra questão é que a mamadeira, por exemplo, altera o padrão de sucção, que pode levar a criança a se confundir quando estiver sendo amamentado. 

Para solucionar, busque outros meios para oferecer leite na ausência da mãe. O copinho é uma boa sugestão. É necessário um tempo e paciência para adaptação, mas é possível e melhor para a mãe e para o bebê também. 

Que foi apenas um acidente

Nem sempre é com um propósito e mesmo quando tem um motivo, não é por maldade! O bebê pode morder na amamentação por um susto ou simplesmente virar a cabeça. 

O que fazer na hora das mordidas na amamentação?

  • Não grite!

Sabemos que a dor pode ser muito grande e o grito é uma reação natural, mas isso pode assustar muito, inclusive ele pode rejeitar o bebê ao associar a amamentação com essa experiência ruim.

  • Associe a mordida com o afastamento

Assim que ele morder, tire-o do peito. É uma maneira de demonstrar que aquela atitude não é legal. Depois de alguns minutos, faça outra tentativa trocando de peito e até de posição. Pode ajudar!

mordidas na amamentação

  • Diga não

Com um tom firme, mas sem exageros. As palavras e frases curtas são mais eficientes na comunicação com os pequenos. 

  • Cuidado com a linguagem corporal

É a primeira leitura que eles fazem. Então, seja coerente. Nada de dar risada ou se desesperar e cair no choro. Mantenha-se séria. Ao contrário, o bebê pode achar interessante sua reação e repetir  as mordidas na amamentação só para ver de novo.

mordidas na amamentação

  • Seja consistente nas atitudes

Sempre que as mordidas na amamentação acontecerem, haja com um padrão de palavras e expressões. Quando tudo ocorrer bem, elogie! Demonstre carinho e gestos positivos.

Dá para evitar que o bebê morda os seios?

Depende. O que a mãe pode fazer é observar a postura da arca e tração da língua do bebê, retirando o seio antes que ele morda e acabe machucando. 

Isso não é possível em todas as vezes. Como já explicamos, o bebê pode morder numa reação natural por alguma distração. Para evitar o máximo, procure não deixar o bebê brincar com o peito. 

Ele precisa entender que a amamentação é um momento íntimo com um propósito. Pode parecer complicado, mas não é. Uma forma simples de ensinar isso é tirar o peito quando perceber que o pequeno já está satisfeito ou sonolento.

É muito provável que o bebê durma depois da amamentação. Não prolongue o momento. Gentilmente, o afaste para que ele não puxe o seio. 

Outra forma é tentar amamentar em lugares afastados e tranquilos para evitar sustos e distrações.

mordidas na amamentação

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online especializada em levar conteúdo com responsabilidade e de qualidade para as futuras mamães. Temos o curso completo de amamentação e a Jornada de Amamentação, que é gratuita e tem quatro episódios com a obstetriz e consultora de amamentação, Driele Alia.

Leia mais:

Como se preparar para a amamentação? Veja dicas!

O que é a perturbação na amamentação?

Problemas na amamentação: principais complicações + depoimentos!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário