a
HomeGravidezAmamentação▷ 10 surpreendentes fatos sobre amamentação [você precisa saber]
amamentação - 10 fatos surpreendentes sobre amamentação
amamentação - 10 fatos surpreendentes sobre amamentação
s

▷ 10 surpreendentes fatos sobre amamentação [você precisa saber]

Por mais que você leia muito sobre amamentação, converse com amigas e familiares sobre o assunto e se informe, a experiência é sempre muito diferente das expectativas. Algumas surpresas são incríveis, e outras podem ser um pouquinho desconfortáveis. Cada mamãe tem uma história diferente para contar quando o assunto é a amamentação, porém, alguns fatos positivos e negativos sobre amamentar são completamente inesperados para as mães de primeira viagem. Sem mais delongas, vamos falar sobre os surpreendentes fatos sobre amamentação!

Fatos sobre amamentação que são surpreendentes!

Leite empedrado

amamentação - 10 fatos surpreendentes sobre amamentação

O dia em que a mãe começa a produzir leite é, provavelmente, um dos mais desafiadores na jornada da amamentação. Muitas mulheres podem se sentir despreparadas, por mais que já saibam tudo sobre o assunto.

O leite empedrado é também conhecido como ingurgitamento, e os sintomas costumam aparecer nos primeiros dias após o nascimento do bebê. Eles incluem:

  • mamas muito cheias de leite, que se tornam muito tensas ou “duras”;
  • mamas muito volumosas, com áreas avermelhadas e pele brilhante;
  • desconforto ou sensação de dor nas mamas;
  • pode haver extravasamento de leite pelas mamas;
  • pode haver febre.

Se isso acontecer, o ideal é retirar um pouco de leite com as mãos ou com uma bombinha de leite antes de oferecer o peito para o bebê. As causas desse problema tão comum incluem ficar muitas horas sem amamentar, beber água ou outros líquidos em excesso, tomar suplementos alimentares e quando o bebê não consegue extrair todo o leite da forma correta.

Hiperlactação

amamentação - 10 fatos surpreendentes sobre amamentação

Muitas mães têm problemas com a hiperprodução de leite nos primeiros dias. Você pode se assustar com a quantidade de leite que é capaz de produzir! Um seio com muito leite pode ocasionar problemas na hora de amamentar, mas não se preocupe, com o tempo a produção deve normalizar!

Uma das situações mais comuns em casos de hiperlactação é que o leite pode chegar a jorrar para fora, e bebês não costumam gostar muito disso. O fluxo pode ser mais ou menos forte dependendo do seio da mãe. Isso facilita um pouco a controlar o problema: depois de identificar o seio que está produzindo mais leite, tente tirar um pouco com a mão até que tudo se normalize. Eventualmente, a hiperprodução deverá parar, facilitando a amamentação para você e seu bebê.

Falta de leite

amamentação - 10 fatos surpreendentes sobre amamentação

Enquanto algumas mãe precisam lidar com uma grande produção de leite, outras sofrem com a falta dele. Os motivos para a falta de leite, ou para as mães não conseguirem amamentar são diversos, cada caso é um caso, e não podemos julgar essas mães por isso.

Caso seja da vontade delas amamentar de qualquer forma, vale a pena identificar o problema e solucioná-lo com muita dedicação. As grávidas e as mamães podem buscar ajuda de especialistas em amamentação, que vão fazer com que a esse momento seja mais confortável e você tenha sucesso em dar de mamar para seu filho. As queixas mais comuns envolvem a dor, que pode ser ocasionada pela pega incorreta da mama, por exemplo. A pega incorreta é causadora de vários problemas durante o aleitamento, gerando rachaduras e muito desconforto, ou até mesmo fazendo com que o bebê não consiga mamar a quantidade necessária.

A falta de leite também pode ser ocasionada por estresse, má alimentação, problemas de saúde e falta de hidratação. É muito importante que a mãe esteja saudável para poder alimentar o bebê. Se mesmo com a saúde em dia você não conseguir produzir leite o suficiente, procure um médico de confiança ou um especialista em amamentação para saber como proceder.

Estoque de leite congelado

amamentação - 10 fatos surpreendentes sobre amamentação

Se você estiver produzindo leite o suficiente, é possível fazer um estoque congelando um pouco por dia. Organize-se para sempre ter leite suficiente guardado para casos de emergência. Entretanto, procure evitar desperdícios! Se você não pretende dar mamadeira com muita frequência para seu bebê, boa parte do seu estoque pode acabar indo para o lixo!

Considere a necessidade de congelar o leite, programe-se e, se puder, doe leite!

Saiba como doar leite

amamentação - 10 fatos surpreendentes sobre amamentação

Para o leite extraído não acabar sendo jogado fora, é super importante aprender, com antecedência, sobre os bancos de leite! De acordo com a legislação que regulamenta o funcionamento dos Bancos de Leite no Brasil (RDC Nº 171), para doar, você precisa apresentar excesso de leite, mais do que o seu bebê necessita para se alimentar, deve ser saudável e não usar medicamentos que impeçam a doação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente.

Procure saber onde fica o banco de leite mais próximo de você, aprenda a tirar o leite e prepará-lo para a doação da forma correta, usando um pote esterilizado e ajude a salvar vidas com o seu próprio leite!

Menstruação e contraceptivos

amamentação - 10 fatos surpreendentes sobre amamentação

Muito se fala sobre a menstruação não voltar enquanto se está amamentando, mas isso nem sempre é verdade! Algumas mamães voltam a menstruar mesmo amamentando o bebê exclusivamente. Vale lembrar que durante a amamentação, não ficamos imunes a uma nova gravidez, isso é um mito.

Por isso é muito importante conversar com seu médico ou médica sobre métodos anticoncepcionais para prevenir uma nova gravidez nesse período.

Perda de peso lenta e gradual

fatos sobre amamentação

Todo mundo já deve ter te falado que amamentar ajuda a perder o peso ganho na gravidez, não é verdade? Isso realmente acontece, mas não pense que será da noite para o dia! Esse é um processo gradual e lento. Procure não se comparar a outras mães, pois cada uma tem o seu ritmo, e os corpos não são iguais.

Lembre-se que amamentar é super importante no que diz respeito a voltar à forma, mas uma alimentação balanceada e prática de exercícios físicos também devem ser aliadas desse processo, que não é instantâneo.

Amamentação estendida

fatos sobre amamentação

Pode até parecer loucura de início, mas amamentar por um tempo prolongado é possível! A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que a amamentação seja exclusiva até os seis meses de vida, e estendida até os dois anos de idade. Mas é claro que isso tudo depende de cada mãe, do estilo de vida da família e da sua disponibilidade.

Desmame

fatos sobre amamentação

Como saber que já está na hora de desmamar? Seu bebê vai te dar os sinais, acredite. Se o seu filho se comporta como se estivesse com uma chupeta na boca, ao invés de sugar o leite, por exemplo, já não é mais necessário dar de mamar. Outro sinal é quando o bebê pede para mamar, mas logo que o peito é oferecido, ele se distrai com alguma outra coisa.

As melhores formas de começar o desmame são gradativas, e é essencial que a mãe se sinta segura com a decisão. Experimente substituir uma mamada por algum alimento, mamadeira ou copinho, dependendo da idade do bebê. Observe a reação e, se precisar, ofereça leite materno no copinho para o bebê não estranhar.

Amamentar ajuda a construir confiança

fatos sobre amamentação

Estabelecer uma rotina de amamentação é difícil, a mãe pode sentir algumas dores e cansaço, mas todo o processo acaba se tornando mais fácil com a prática. Depois de conseguir amamentar várias vezes, você vai sentir que é capaz de tudo! Nem todas as mães têm o prazer de amamentar seus filhos, por isso vale celebrar seu privilégio e se sentir mais confiante.

Um conselho para as novas mamães é que a amamentação pode ser surpreendente em mais jeitos do que você pensa. Talvez ela seja mais difícil do que você imaginava, ou, se for sortuda, mais fácil! Toda mãe e todo bebê têm uma relação única com a amamentação, e ninguém é igual à ninguém nesse aspecto. Mesmo com as dificuldades, é importante construir sua autoconfiança como mãe e valorizar esse momento especial com seu filho.

Leia Mais

Dez dicas para amamentar um recém-nascido

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário