a
HomeGravidezAmamentaçãoConheça 4 fatores que levam ao desmame precoce
desmame precoce
desmame precoce
s

Conheça 4 fatores que levam ao desmame precoce

Ainda que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomende a amamentação, de forma exclusiva, até os seis meses de vida do bebê, e complementar até os dois anos ou mais, acaba não sendo a realidade de muitas mamães. O desmame precoce, ou seja, o abandono, total ou parcial, do aleitamento materno antes de o bebê completar seis meses de vida, pode acontecer por diversos motivos.

O mais comum deles é a pega incorreta do bebê na mama. Acompanhe a seguir os principais fatores que levam ao desmame precoce.

Pega correta do bebê

Pega incorreta do bebê na mama

A amamentação é um constante aprendizado que exige muita paciência. O ajuste da pega na mama é fundamental para que o bebê consiga fazer a sucção correta do leite materno e não cause fissuras ou outras complicações no seios da mãe.

Quando isso acontece, a dor desencoraja a amamentação, resultando no acúmulo do leite, formação de abscessos e mastite.

A pega correta do bebê na mama deve acontecer para que a amamentação seja tranquila tanto para a mãe quanto para o pequeno. As primeiras horas e dias de vida do bebê são primordiais para que ele aprenda a mamar. Nós temos uma matéria completa com um guia em 5 passos sobre como deve ser a pega do bebê na mama. Acesse aqui e confira.

    • Assista abaixo ao vídeo da consultora de amamentação Driele Alia sobre a pega correta do bebê

Uso de bicos (chupetas e mamadeiras) pode levar ao desmame precoce

O hábito de ofertar os bicos artificiais, como chupetas e mamadeiras aos bebês, pode causar a famosa ‘confusão de bicos’, prejudicando o aprendizado da pega correta, que pode levar ao desmame precoce.

Muitas mamães não sabem, mas o modo como o bebê suga o leite materno no seio é diferente da forma como ele suga nos bicos artificiais.

Desmame precoce: confusão de bicos

A causa do desmame está relacionada à satisfação do desejo da criança em sugar, que é suprido, principalmente pela chupeta. Sendo assim, a sucção no seio da mãe fica comprometida, pois como mencionamos acima, a forma como a criança suga é diferente

Estabelecer horário para as mamadas

A amamentação em livre demanda é oferecer o peito sempre que o bebê ou a mãe quiserem. É uma solução para a produção de leite também. Especialistas não recomendam estabelecer horários para as mamadas.

Nos primeiros meses de vida, é comum que o bebê mame com bastante frequência e sem horários definidos. Em geral, o que acontece é a criança mamar entre 8 e 12 vezes por dia.

Além de fortalecer o vínculo entre mãe e bebê, a livre demanda não favorece o desmame precoce.

Mãe que descuida da alimentação

É interessante a mamãe, quando puder, procurar orientação de um profissional de nutrição para estabelecer um cardápio saudável e equilibrado durante a amamentação, e até mesmo na gestação.

alimentação saudável

Não existe um alimento proibido durante a amamentação. Mas o ideal é analisar o comportamento do bebê no primeiro trimestre, saber se ele tem cólica, por exemplo. Nutricionistas recomendam evitar a ingestão de chocolates, refrigerantes, e claro, alimentos industrializados.

Sem dúvidas, a alimentação equilibrada e a hidratação são fundamentais para a produção de leite materno. Assim, o bebê pode mamar em livre demanda.

Dê o play e confira um vídeo completo sobre os fatores que levam ao desmame precoce

A Beabá Grão de Gente

Prepare-se para a amamentação com os melhores especialistas, mamãe! Já conhece a Beabá? É a nossa plataforma de cursos 100% online sobre maternidade, amamentação, e diversos outros assuntos que englobam esse universo. Clique na imagem abaixo e conheça todos os nossos conteúdos.

Beabá Grão de Gente

Leia mais:

Guia da pega correta do bebê: 5 passos para amamentar seu filho

Conheça os benefícios da amamentação para a mãe e bebê

4 acessórios de amamentação para facilitar seu dia a dia

Agosto Dourado: um mês dedicado ao aleitamento materno

 

Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhum post!

Facebook | Instagram | Pinterest | TikTok | Youtube

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário