a
HomeGravidezAmamentaçãoDesmame noturno: Quando e como fazer?
desmame noturno
desmame noturno
s

Desmame noturno: Quando e como fazer?

É natural que bebês acordem durante à noite para mamar. Muitas vezes! Esse assunto é uma das pautas mais frequentes entre mães, que sofrem com as noites mal dormidas. Por isso, surgem muitas dúvidas sobre o desmame noturno. Quando fazer? E, principalmente, como? 

Será que é a hora certa para o desmame noturno?

Essa é a primeira pergunta que deve-se fazer! Afinal, o desmame noturno vai depender não só da vontade dos pais, mas também das necessidades fisiológicas do bebê.

Antes dos seis meses, o bebê ainda está em adaptação com a vida fora do útero e deve ser alimentado em livre demanda, inclusive de madrugada. Então, não há porque pensar em desmame nesta fase, a menos que esse processo ocorra naturalmente (ou seja, parta do bebê). 

desmame noturno

Respeite os ciclos de sono do bebê

Outro ponto que devemos levar em conta é o padrão de sono do bebê, que é muito diferente do nosso. Os ciclos são mais curtos, justamente para que eles se alimentem. Ou seja, não dá para esperar que eles não acordem. 

Por mais que essa fase seja cansativa, neste momento é fundamental que a família pense no que é saudável para o desenvolvimento do pequeno. Então, esqueça dicas que indicam cortar as sonecas do dia para que o bebê durma toda a noite. Além de não funcionar, esse tipo de hábito prejudica o seu crescimento.

Clique aqui e leia mais sobre rotina de sono!

desmame noturno

Quando fazer o desmame noturno?

Cada criança é única, então o processo pode ser diferente com cada bebê. Alguns começam a espaçar mais as mamadas a partir dos 4 meses, incluindo as da noite. 

Em outros casos, quando o bebê continua acordando, os pais devem observar os sinais da criança, de acordo com a idade. Lembrando que não há um período obrigatório para que isso aconteça.

Quando a introdução alimentar já foi iniciada e o bebê come bem durante o dia, com uma rotina de refeições (com jantar), os especialistas consideram que ele já está pronto para o desmame noturno. 

Esse sinal pode aparecer em crianças de 6 a 12 meses de vida, sendo que alguns começam a se alimentar de comida satisfatoriamente somente após o primeiro ano de vida. Mas, de qualquer forma, é importante consultar o pediatra. 

desmame noturno

Como fazer o desmame noturno?

O bebê acordou durante à noite e pede para mamar. O que fazer se o bebê come bem durante o dia e eu já estiver tentando o desmame noturno? 

Evite substituir o peito pela mamadeira. Esse hábito não fará com que o pequeno acorde menos durante à noite e aumenta o risco da cárie dental, forçando a família passar por um novo desmame no futuro. 

O desmame é um processo gradativo, que deve ser feito de maneira gentil. Confira algumas dicas:

  • Crie uma rotina de sono que não inclua o seio. Pode ser ler uma história, fazer um carinho ou cantar uma musiquinha;
  • Não inicie o processo se a criança estiver doente ou em fases de transição, como volta ao trabalho da mãe, nascimento de dentes ou mudança de casa;
  • Quando a criança acordar, você pode amamentá-la, mas diminua o tempo da mamada gradativamente. Quem está na mamadeira, deve diminuir a quantidade de leite;
  • Retire a criança do peito quando estiver sonolenta, mas não dormindo, e inicie um processo de sono sem sucção;
  • Conforme esse processo estiver evoluindo, você também pode pedir para outra pessoa atender a criança quando acordá-la, como o pai;
  • Converse com o pediatra sobre a necessidade a aumentar um pouco a ingestão calórica do seu filho durante o dia. Pode ser uma mamada ou mamadeira extra.

desmame noturno

Tenha paciência!

Esse processo pode variar entre dias e semanas, até o bebê dormir sem precisar mais mamar. É preciso paciência pois, durante esse tempo, a família continuará acordando junto, mas mantenha a persistência. E não tenha receio de “voltar atrás”! Na maternidade, qualquer mudança tem que ser saudável para as duas partes. 

 

Leia Mais:

Tchau, dúvidas! Confira 10 vídeos sobre amamentação no Youtube

Instinto materno existe?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe uma resposta