a
HomeGravidezAmamentaçãoAmamentação: cuidados com os seios
indice2
indice2
s

Amamentação: cuidados com os seios

A amamentação tem bastidores que devem ser compartilhados com as mamães de primeira viagem, pois, assim como tantos outros temas que permeiam o universo da maternidade, amamentar envolve uma série de particularidades, ou seja, cada mamãe vive isso de uma maneira. Separamos dicas de como preparar os seios durante a gestação para amamentação.

São cuidados com a mama, a pele e técnicas que podem contribuir bastante para este momento tão esperado pelas mamães.

Informação de qualidade:  

Ao longo da gestação, as mamães já podem ir se preparando para a amamentação.

Como sempre costumamos dizer por aqui “Gestantes bem informadas, se tornam mamães mais seguras”. Informação de qualidade é primordial. O pediatra é o profissional indicado para conversar e sanar todas as suas dúvidas sobre o aleitamento. indice2

A dica nº 1 é ter uma conversa bem franca com um profissional e se abastecer de conhecimento sobre o assunto. Inclua no seu pré-natal uma consulta com um pediatra de sua confiança.

A mama:

Os bicos dos seios já contam uma hidratação natural, por isso, o ideal é que, durante a gestação, ele seja higienizado apenas com água. Evite sabonetes, óleos etc. Após o nascimento do bebê, a dica é hidratar os bicos dos seios com o próprio leite antes e depois de cada mamada.

Outra dica importante é deixar os bicos dos seios secarem naturalmente, alguns minutos fora do sutiã. Evite o uso de toalhas para secá-los.

Os banhos de sol nos seios são muito recomendados, mas cuidados com a exposição da pele ao sol devem ser levados em consideração. Busque orientação de um profissional e converse sobre seu desejo em realizar a prática. Cada pele requer um cuidado específico 😉

A sensibilidade do bico do seio

Para minimizar a sensibilidade dos bicos dos seios, a dica é usar camisetas sem sutiã. Os bicos dos seis entram em atrito com a roupa e exercitam a sensibilidade da região. Nada de esfregar esponjas no bico do seio, o efeito pode ser contrário e ferir o local.

Massagens:

Massagear os seios semanas antes de o bebê nascer é um exercício muito indicado pelos médicos para auxiliar na ‘descida do leite’. A técnica é simples:

De forma sútil e delicada, segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, em movimentos circulares. É importante estar relaxada e confortável.

Repita este movimento algumas vezes. Esta massagem pode ser feita duas vezes ao dia.

Seio com bico invertido:

Mamães com o bico do seio invertido podem estimular a saída do bico com esta massagem:

Sempre com muito cuidado e carinho, pois é uma região sensível por natureza, segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rode os dedos para esquerda e para a direita, os movimentos são similares aos se estivesse aumentando o volume do rádio.

Repita algumas vezes também e diariamente.

A ‘pega’ correta:

Dica valiosa sobre o tema: a pega correta! Uma amamentação tranquila para a mamãe requer, primordialmente, da posição correta para a amamentação. Se a “pega” estiver correta, as possibilidades de dor serão muito poucas.

Segundo a Pastoral da Criança existe uma série de posições agradáveis para a mamãe e o bebê na hora da amamentação e nos ensina uma delas:

  • A mãe segura a bundinha do bebê com sua mão;
  • A cabeça do bebê fica apoiada na dobra do cotovelo da mãe;
  • A barriga do bebê fica bem encostada no corpo da mãe.

Vale ressaltar que ambos, mamãe e bebê, devem estar confortáveis durante as mamadas.

Sobre os benefícios da amamentação:

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário