a
HomeGravidezAmamentaçãoCoronavírus e amamentação: conheça as orientações para as mães
coronavírus e amamentação
coronavírus e amamentação
s

Coronavírus e amamentação: conheça as orientações para as mães

Coronavírus e amamentação são um dos assuntos mais debatidos entre grávidas e mães de bebês recém-nascidos no momento atual. Afinal, com o aumento dos casos de COVID-19 no Brasil, é comum que as gestantes fiquem inseguras e lactantes tenham dúvidas nesse cenário ainda incerto.

Diante das diferentes restrições indicadas para a prevenção contra o vírus, surge a pergunta: a amamentação deve ser mantida?

benefícios de amamentar

Coronavírus e amamentação: mulheres com COVID-19 podem amamentar?

Sim. A Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP), em consenso com o seu Departamento Científico de Aleitamento Materno e a FEBRASGO, afirma que a amamentação pode ser realizada normalmente, mesmo em mulheres diagnosticadas com o coronavírus, desde que elas se sintam bem para isso e sigam os cuidados necessários.

A SBP também informou que ainda não há nenhum estudo capaz de comprovar essa transmissão. A revista científica “The Lancet” e revisões de pesquisas feitas nos Estados Unidos reforçam que nenhum estudo clínico encontrou o vírus em amostras do leite materno. 

A conclusão dos órgãos é de que, por enquanto, os benefícios da amamentação superam os riscos de transmissão do coronavírus. Mesmo assim, isso não anula a importância de seguir as instruções de higiene necessárias para que as mães e bebês fiquem em segurança.

máscara para amamentar

Recomendações para amamentar com segurança

Entre os cuidados recomendados para as lactantes estão:

  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos antes de tocar o bebê ou antes de retirar o leite materno (extração manual ou na bomba extratora);
  • Limpar as bombas de extração após cada uso;
  • Usar máscara facial para as mulheres com suspeita ou diagnosticadas com a doença durante as mamadas;
  • Trocar a máscara imediatamente em caso de tosse, espirro ou a cada nova mamada;
  • Considerar a possibilidade de solicitar a ajuda de alguém que esteja saudável para oferecer o leite materno em copinho, xícara ou colher ao bebê. 

Os órgãos responsáveis reforçam que estas são as recomendações baseadas nas evidências disponíveis até o momento e estão sujeitas a revisão de acordo com as novas publicações e estudos científicos.

No caso de bebês que, além do leite materno também fazem uso de fórmula infantil ou que desmamaram e somente usam a fórmula por indicação do pediatra, os cuidados devem ser estendidos no manuseio dos utensílios, pois já foi afirmado que o vírus pode sobreviver horas ou até dias em materiais plásticos (bicos e mamadeiras) e metais (latas de leite). 

coronavírus e amamentação

Leia mais:

Grávidas cogitam parto domiciliar na pandemia do coronavírus

Coronavírus: tudo o que as gestantes precisam saber

Quarentena: 12 atividades para grávidas e mães fazerem em casa

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário