a
HomeGravidezAmamentaçãoComo funcionam os bancos de leite?
bancos de leite
bancos de leite
s

Como funcionam os bancos de leite?

Você acabou de conhecer o grande amor da sua vida e chegou a hora de dar a ele o alimento mais completo para o bebê: o leite materno. A experiência é única e especial, mas, infelizmente, nem todas as mamães conseguem amamentar seus pequenos. A frustração momentânea, no entanto, deve dar lugar a uma medida prática e eficiente para que seu bebê receba os nutrientes essenciais para a formação do sistema imunológico. E é para ajudar nesses casos que os bancos de leite foram criados.

Os Bancos de Leite Humano (BLH) são centros especializados e obrigatoriamente ligados a um hospital infantil ou maternidade, responsáveis por promover e incentivar o aleitamento materno, além de executar as atividades de coleta, controle de qualidade, pasteurização e distribuição do leite.

O Brasil possui a maior rede de bancos de leite humano do mundo, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e referência mundial na doação de leite humano. Em todo o país, são 215 unidades espalhadas pelas cinco regiões. As mães que, por algum motivo específico, não conseguem amamentar seus bebês podem recorrer às doações nos bancos de leite mais próximos.

 

Posso doar para os bancos de leite?

bancos de leite

Bancos de leite ajudam mamães que não conseguem amamentar

Os bancos de leite não são procurados apenas pelas mulheres que não conseguem amamentar, mas também por aquelas que produzem mais leite do que o necessário para alimentar seus bebês e querem ajudar outras mamães.

Para fazer doação de leite materno, a mulher precisa estar saudável, amamentando e precisa ir até o banco de leite mais próximo e manifestar o desejo de doar. Depois, é só preencher um cadastro com questionário incluindo perguntas sobre pré-natal, situação atual, uso de medicamentos, hábito de fumar e problemas de saúde. Assim que é considerada apta à doação, a lactante é encaminhada ao banco de leite ou orientada a fazer a coleta em casa.

Depois de avaliado sobre sua quantidade de gordura e classificado, já que nem todo leite pode ser dado a qualquer bebê, acontece ainda a pasteurização e o controle de qualidade. Só então o leite é congelado e passa a ter validade de seis meses.

Precisa de doação ou quer ajudar outros bebês?

doação de leite

Mamães que produzem mais leite do que o necessário para seus bebês podem fazer doação

Se você não consegue amamentar seu amorzinho ou se você é lactante e quer ajudar outras mamães e seus amores, visite o site da Rede Global de Bancos de Leite Humano (rBLH Brasil) e conheça os bancos de leite mais próximos de você. Clique aqui

Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhum post!

Facebook | Pinterest | Instagram | Twitter | Google+

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário