a
HomeGravidezAmamentaçãoEspecialista esclarece dúvidas sobre como amamentar
como amamentar
como amamentar
s

Especialista esclarece dúvidas sobre como amamentar

A amamentação é um dos momentos mais importantes para a dupla mãe-bebê! E por mais que se acredite que amamentar é um instinto natural, a verdade é que pode ser um grande desafio.

Para desmistificar esse assunto, a Grão de Gente realizou uma transmissão ao vivo nas redes sociais com a especialista em amamentação Sandra Abreu, que respondeu perguntas encaminhadas pelo público sobre como amamentar. Selecionamos as quatro dúvidas mais frequentes durante a live para você ficar por dentro. Confira!

como amamentar

Amamentação: Faça desse momento a sua melhor experiência!

1) Tenho mamilo invertido! Como amamentar?

Nós sabemos que amamentar com o mamilo invertido é uma das maiores preocupações que rondam as mamães. A boa notícia é que há solução para esse obstáculo!

“O bebê nasce sem conhecer nenhum tipo de bico, então não tem como ele preferir qual que é o melhor. Se a gente não apresentar os bicos artificiais para o recém-nascido — e isso inclui bico de silicone, chupeta, mamadeira — ele vai pegar a auréola”.

A especialista ainda demonstra técnicas essenciais para estimular a saída do bico, facilitando a pega do bebê.

2) O primeiro leite da mãe tem mais nutrientes?

A resposta é sim! O chamado ‘colostro’, primeiro leite produzido após o parto, tem todos os nutrientes necessários para alimentar adequadamente o bebê e traz mais benefícios para a saúde do recém-nascido.

como amamentar

“Ele é tão importante e potente que é considerado a primeira vacina do bebê, mesmo que saiam apenas gostas! Você precisa pensar que o estômago do bebê no primeiro dia é do tamanho de uma cereja e cabe de 5 a 7 ml de leite. Conforme o neném vai sugando, a quantidade de produção de leite aumenta.”

2) E a produção de leite? Dá para aumentar?

Calma que a Sandra te explica! “Você precisa colocar o bebê para mamar à vontade, em livre demanda. Quando se faz o uso da mamadeira, a produção de leite não aumenta porque não tem demanda. Beba bastante líquido, descanse, acredite no seu poder materno e o mais importante: coloque o bebê para mamar!”

Também é importante saber que, segundo a Sandra, “quando você dá mamadeira para bebê, a produção de leite não aumenta porque não terá demanda.

3) Como lidar com a dor?

Se seu peito está doendo na hora de dar de mamar ao bebê, é sinal de que há algo errado. Amamentação não é sinônimo de sofrimento! Na transmissão ao vivo, Sandra demonstra na Boneca Aninha como amamentar, a pega correta e as melhores posições para o bebê.

como amamentar

Às vezes, mesmo com a técnica correta, surgem rachaduras e fissuras no bico do seio. Mas há solução para esse problema também! “Você pode passar o próprio leite no peito ou optar pelo laser de baixa intensidade. Outra dica é pegar sol nos mamilos e não deixá-los abafados”, destaca a especialista em amamentação.

4) Amamentação Gemelar: Como administrar?

A maior dica da Sandra para que a amamentação gemelar seja um sucesso para os três — mãe, bebê um e bebê dois — é inverter o peito para que os pequenos se acostumem com os dois. Em uma demonstração super didática, a especialista em amamentação ainda ensina como fazer massagem para desempedrar o leite.

como amamentar

E se meu leite for fraco demais para os dois? Como amamentar? A Sandra responde: “Não existe leite fraco! Se o seu bebê não está ganhando peso e você tem leite, a técnica de amamentação está errada”. Além disso, o empoderamento materno é um fator importante para o sucesso da amamentação.  

“Acredite no seu poder e ajude o bebê a mamar. É importante que você se sinta poderosa, porque você é! Se precisa de ajuda, busque, mas não deixe ninguém tirar a amamentação de vocês”.

Quer saber mais? Veja o vídeo completo da transmissão ao vivo em nosso Facebook.

 

 

Leia mais

Amamentação é um trabalho em equipe: Como o pai pode ajudar?

Dúvidas sobre amamentação [Concilie com a volta ao trabalho!]

Os benefícios da amamentação em livre demanda

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário