O que é o colostro e qual é sua importância para o bebê?
Talvez você já tenha ouvido falar que colostro não é leite, mas ele é leite sim! Esse líquido aparece antes do leite propriamente dito, é menos volumoso, e ajustado às necessidades do recém-nascido e da mãe, que estão aprendendo a mamar e amamentar.
O colostro, nada mais é, que o primeiro leite produzido. É como um fluido de tom amarelado, mas ao mesmo tempo transparente, e bem concentrado.
Nesse post, você vai entender porque o colostro é tão importante para o bebê, principalmente nos primeiros dias de vida.
Por que o colostro é importante para o bebê?
O primeiro leite produzido pelas mamas da mamãe é rico em imunoglobulinas (anticorpos), que são essenciais para a imunidade do bebê, além de proteínas, lactose, gordura, leucócitos, vitaminas A, E e K.
Especialistas reforçam que o colostro é como a primeira vacina do bebê, já que ele protege de uma série de doenças e o alimenta. Ele coloniza o intestino do pequeno com bactérias do bem, construindo assim a sua flora intestinal. Além disso, ele também prepara o estômago do bebê para receber posteriormente o leite, que leva em média dois dias e meio para descer.
Quando começa a aparecer o colostro e quanto tempo dura?
Geralmente, o colostro começa a surgir a partir do segundo trimestre de gravidez, antes da apojadura (descida do leite).
O colostro dura, aproximadamente, 3 dias após o nascimento do bebê. Porém, em alguns casos, ele pode permanecer por semanas. O leite materno começa a aparecer gradualmente. Nesta transição, a mulher percebe o leite ficando mais fino, menos amarelado e mais leitoso.
Vantagens do colostro para o bebê
Agora, resumidamente, vejamos as incríveis vantagens do colostro para o bebê. Confira a seguir:
- É a “primeira vacina para o bebê”;
- Seu aspecto cremoso e concentrado é de fácil digestão;
- Protege a flora intestinal do bebê;
- Diminui o risco de icterícia (doença caracterizada pela pele amarelada);
- Ajuda no crescimento e desenvolvimento do bebê;
- Reduz o risco de síndrome de morte súbita.
O colostro é a primeira fonte de nutrição para o bebê! É ele que vai oferecer imunidade na dose certa no início da vida da criança.
Lembre-se: a OMS, Organização Mundial da Saúde, e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e complementar até que a criança complete dois anos.
BÔNUS: Saiba como preparar os seios para a amamentação
Uma das preocupações de toda grávida é como cuidar dos seios corretamente para deixá-los preparados para a amamentação. Por isso, convidamos o ginecologista e obstetra, Dr. Gilberto Mello, para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto. Dê o play e compartilhe com as grávidas que você conhece!
Você já sabia o que era o colostro e conhecia a importância dele para o bebê? Conta pra gente nos comentários!
A Beabá Grão de Gente
Quer saber mais sobre amamentação? Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos 100% online, que conta com conteúdos exclusivos sobre maternidade. Você pode acessá-los de qualquer lugar e qualquer hora. Clique aqui ou na imagem abaixo e saiba mais!
Leia mais:
Conheça os benefícios da amamentação para a mãe e bebê
Guia da pega correta do bebê: 5 passos para amamentar seu filho
4 acessórios de amamentação para facilitar seu dia a dia