a
HomeGravidezAmamentaçãoO que é o colostro e qual é sua importância para o bebê?
O que é colostro e qual sua importância
O que é colostro e qual sua importância
s

O que é o colostro e qual é sua importância para o bebê?

Talvez você já tenha ouvido falar que colostro não é leite, mas ele é leite sim! Esse líquido aparece antes do leite propriamente dito, é menos volumoso, e ajustado às necessidades do recém-nascido e da mãe, que estão aprendendo a mamar e amamentar.

O colostro, nada mais é, que o primeiro leite produzido. É como um fluido de tom amarelado, mas ao mesmo tempo transparente, e bem concentrado.

Nesse post, você vai entender porque o colostro é tão importante para o bebê, principalmente nos primeiros dias de vida.

Colostro

Por que o colostro é importante para o bebê?

O primeiro leite produzido pelas mamas da mamãe é rico em imunoglobulinas (anticorpos), que são essenciais para a imunidade do bebê, além de proteínas, lactose, gordura, leucócitos, vitaminas A, E e K.

Especialistas reforçam que o colostro é como a primeira vacina do bebê, já que ele protege de uma série de doenças e o alimenta. Ele coloniza o intestino do pequeno com bactérias do bem, construindo assim a sua flora intestinal. Além disso, ele também prepara o estômago do bebê para receber posteriormente o leite, que leva em média dois dias e meio para descer.

Quando começa a aparecer o colostro e quanto tempo dura?

Geralmente, o colostro começa a surgir a partir do segundo trimestre de gravidez, antes da apojadura (descida do leite).

O colostro dura, aproximadamente, 3 dias após o nascimento do bebê. Porém, em alguns casos, ele pode permanecer por semanas. O leite materno começa a aparecer gradualmente. Nesta transição, a mulher percebe o leite ficando mais fino, menos amarelado e mais leitoso.

Recém-nascido

Vantagens do colostro para o bebê

Agora, resumidamente, vejamos as incríveis vantagens do colostro para o bebê. Confira a seguir:

  • É a “primeira vacina para o bebê”;
  • Seu aspecto cremoso e concentrado é de fácil digestão;
  • Protege a flora intestinal do bebê;
  • Diminui o risco de icterícia (doença caracterizada pela pele amarelada);
  • Ajuda no crescimento e desenvolvimento do bebê;
  • Reduz o risco de síndrome de morte súbita.

O colostro é a primeira fonte de nutrição para o bebê! É ele que vai oferecer imunidade na dose certa no início da vida da criança.

Lembre-se: a OMS, Organização Mundial da Saúde, e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e complementar até que a criança complete dois anos.

BÔNUS: Saiba como preparar os seios para a amamentação

Uma das preocupações de toda grávida é como cuidar dos seios corretamente para deixá-los preparados para a amamentação. Por isso, convidamos o ginecologista e obstetra, Dr. Gilberto Mello, para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto. Dê o play e compartilhe com as grávidas que você conhece!

Você já sabia o que era o colostro e conhecia a importância dele para o bebê? Conta pra gente nos comentários!

A Beabá Grão de Gente

Quer saber mais sobre amamentação? Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos 100% online, que conta com conteúdos exclusivos sobre maternidade. Você pode acessá-los de qualquer lugar e qualquer hora. Clique aqui ou na imagem abaixo e saiba mais!

Beabá Grão de Gente

Leia mais:

Conheça os benefícios da amamentação para a mãe e bebê

Guia da pega correta do bebê: 5 passos para amamentar seu filho

4 acessórios de amamentação para facilitar seu dia a dia

Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhum post!

Facebook | Instagram | Pinterest | TikTok | Youtube

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário