a
HomeGravidezAmamentação10 Coisas que você não deve dizer a uma lactante
10 coisas que você não deve dizer a uma lactante
10 coisas que você não deve dizer a uma lactante
s

10 Coisas que você não deve dizer a uma lactante

Assim que anunciam para familiares, amigos e conhecidos que estão grávidas, as novas mamães passam a ouvir histórias de todos os tipos sobre gestação, filhos e, mesmo sem querer, acabam encarando as mais diversas opiniões a todo momento. Depois que o bebê nasce, essa situação não muda e a amamentação é sempre um dos temas favoritos que geram palpites e debates. Mas, é preciso estar atento! Saiba 10 coisas que você não deve dizer a uma lactante.

10 coisas que você não deve dizer a uma lactante

Grávidas e novas mamães escutam conselhos de todos os tipos. Mas, fique atento! Algumas coisas não devem ser ditas a uma mulher que está amamentando.

10 Coisas que você não deve dizer a uma lactante

1. Tem certeza de que o bebê está mamando o suficiente?

Essa é uma das perguntas que gera mais insegurança desnecessária entre as mamães e deve ser evitada! Além disso, a maioria das mulheres é capaz de produzir leite suficiente para amamentar seus filhos. São casos pontuais e específicos que geram problemas no ciclo de amamentação.

2. Seu bebê está mamando demais!

O leite materno é digerido mais facilmente do que a fórmula, por isso o bebê se alimenta com mais frequência, em um intervalo de uma a três horas. O leite materno supre todas as necessidades do bebê e uma das melhores formas de amamentação é a livre demanda, ou seja, sempre que o bebê demonstrar sinais de fome.

3. Dê uma mamadeira ao bebê para que você possa descansar

Quando o bebê mama, mais leite é produzido pela mama. Além de o leite materno suprir as necessidades do pequeno, intercalar com mamadeiras não é indicado porque pode interferir nessa produção saudável do alimento. A introdução do leite artificial também pode ser responsável por algumas alergias alimentares no bebê.

4. Amamentar pode prejudicar a relação do pai com o bebê

A relação entre o papai e o bebê pode ser intensificada de variadas formas. Nos cuidados diários, na troca de fraldas, na presença e até mesmo na companhia e na ajuda para a mamãe durante as mamadas. Não participar diretamente da alimentação do filho não será prejudicial ao fortalecimento desse vínculo afetivo.

5. Não é mais fácil dar uma mamadeira?

Além de desnecessário, esse é um conselho errado, já que na amamentação o leite está sempre disponível e na temperatura exata para o bebê, sendo dispensável qualquer tipo de preparação artificial como a de uma mamadeira.

10 coisas que você não deve dizer a uma lactante

O leite materno é o alimento mais completo e que supre todas as necessidades do bebê.

6. Se você der fórmula ao bebê, ele dormirá a noite toda

Não há uma regra sobre alimentação e sono do bebê. Alguns alimentados com fórmula podem dormir mais ou menos, assim como os que são amamentados. Isso está diretamente ligado ao ciclo do sono do bebê, que passa por um período de desenvolvimento, e que é totalmente diferente do adulto. Além disso, o bebê recebe melatonina pelo leite materno, que ajuda a regular seu padrão de sono.

7. Amamentar vai deixar seus seios caídos!

Além desse tipo de comentário deixar as mamães inseguras e um pouco frustradas, alguns estudos já mostraram que não é a amamentação que provoca a flacidez dos seios, mas sim uma combinação de fatores, como a genética, peso adquirido durante a gestação, número de vezes que ficou grávida, tamanho e formato dos seios, e se a mãe fuma ou não.

8. Você vai amamentar aqui em público? Por que não coloca um paninho?

Seu bebê deve ser alimentado sempre que demonstrar sinais de fome. O local da amamentação, assim como a utilização ou não de um paninho para cobrir, deve ser uma escolha exclusiva da mãe. Como uma mãe deve alimentar seu filho está entre as principais coisas que você não deve dizer a uma lactante.

9. Você ainda amamenta?

Essa pergunta costuma vir seguida de outros comentários que as lactantes já estão cansadas de ouvir, geralmente associados à qualidade do leite ou idade da criança. O leite materno oferece aos pequenos inúmeros benefícios e a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses. Depois, já com a introdução de alimentos, o ideal é que a amamentação seja prolongada até os dois anos ou mais.

10 coisas que você não deve dizer a uma lactante

A amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de idade. Depois da introdução alimentar, o ideal é que siga até os dois anos ou mais.

10. Você está grande demais para mamar!

Esse é um dos comentários considerados mais desrespeitosos e ofensivos para as mamães. Dirigir-se à criança e repreendê-la por um ato natural pode gerar um trauma e fazer com que ela pense que mamar é vergonhoso. E, mais importante, os pais são as únicas pessoas que devem dizer o que o filho deve ou não fazer, especialmente quando o assunto é amamentação.

Leia mais

Os benefícios da amamentação em livre demanda

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário