a
HomeGravidezAmamentaçãoBenefícios da amamentação para a saúde materna
benefícios da amamentação
benefícios da amamentação
s

Benefícios da amamentação para a saúde materna

A importância do aleitamento materno para o bebê já é um tema amplamente discutido no segmento da maternidade. Mas e quanto à saúde da lactante? Além de reduzir os riscos de desenvolver câncer de mama e ovário, os benefícios da amamentação para as mães são infinitos. Listamos alguns para você entender a magnitude desse ato de amor!

benefícios da amamentação

10 benefícios da amamentação para a mãe

O aleitamento materno é um processo fisiológico que traz inúmeras vantagens bio-psico-social para as mulheres. Ao escolher a amamentação exclusiva, a mãe alimenta o filho, promove a sua saúde e fortalece o contato afetivo, vínculo que se fortalece ainda mais durante esse momento tão íntimo.

benefícios da amamentação

1. Amamentar reduz as possibilidades de câncer de mama e de ovário

Estudos recentes apontam que um dos benefícios da amamentação é reduzir o risco de câncer de mama, ovário e útero para as mamães lactantes. Esse efeito ocorre por um período de no mínimo seis meses, onde deve ocorrer a amamentação exclusiva — indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).benefícios da amamentação

2. Previne o diabetes tipo 2

Segundo estudos da Universidade de Harvard, quanto mais tempo de amamentação menor o risco da mãe desenvolver diabetes tipo 2. Isso acontece porque a prolactina, um dos hormônios que causa a produção do leite e está circulando pelo corpo da lactante, preserva a massa das células beta-pancreáticas, que são as responsáveis por sintetizar a insulina. Assim, o corpo passa a desviar cerca de 50 gramas de açúcar do sangue todos os dias, já que ele vai para o leite.

benefícios da amamentação

3. Reduz o risco de anemia

O atraso do período menstrual reduz a perda de ferro e melhora a sua absorção, consequentemente diminuindo o risco de anemia. Apesar do corpo da mamãe também utilizar o ferro para a produção do leite, a quantidade é muito menor à perda durante os ciclos menstruais, por isso amamentar o bebê reduz o risco de anemia para mãe e filho.

benefícios da amamentação

 4. Diminui o sangramento no pós-parto

O sangramento no pós-parto é um processo natural entre as novas mães e ocorre por cerca de três a seis semanas. Isso acontece porque o útero está voltando ao seu tamanho normal após o nascimento do bebê. O hormônio ocitocina é o responsável pela contração do útero, e ele é liberado em maiores quantidades com a amamentação, fazendo com que o útero volte ao seu tamanho mais rápido e o sangramento diminua.benefícios da amamentação

5. Promove a perda de peso rápida

Sim, a perda de peso é verídica! A amamentação queima muitas calorias e é uma das principais aliadas das mamães que querem perder os quilos ganhos na gravidez. Sem a necessidade de dietas, a recuperação do peso antigo também reduz o risco de diabetes e regula o açúcar do sangue, evitando problemas no coração.

benefícios da amamentação

6. Anticoncepcional natural

Você sabia que a prolactina, hormônio envolvido na fabricação do leite, inibe a ovulação? O chamado Método de Amenorréia Lactacional (LAM) consiste em utilizar a amamentação exclusiva como opção inicial de planejamento familiar e se mostra efetivo quando usado de forma correta.

benefícios da amamentação

O método impede a ovulação por conta da liberação de certos hormônios femininos, que desorganizam o eixo hipotálamo – hipófise – ovário. A sucção freqüente por parte do lactente envia impulsos nervosos ao hipotálamo materno, alterando a produção hormonal, o que leva à anovulação.

7. Menor risco de depressão pós-parto

Segundo estudos da revista “Maternal and Child Health”, um dos benefícios da amamentação para a mãe é a redução pela metade do risco de depressão pós-parto nas mães. Possíveis explicações para o efeito benéfico incluem a liberação de hormônios de bem-estar quando o leite é produzido.

benefícios da amamentação

8. Praticidade e economia

O melhor gesto que uma mãe pode fazer para seu recém-nascido é amamentar. Além de reduzir o risco de desnutrição na primeira infância e o risco de obesidade na vida adulta, o aleitamento materno se mostra eficiente no quesito praticidade. Pense também na quantia em suplemento, mamadeira e acessórios que você vai economizar!

benefícios da amamentação

9. Melhor absorção de minerais essenciais

Além de absorver melhor o ferro, o corpo durante o aleitamento também aproveita outros minerais importantes, como o cálcio. Antigamente, acreditava-se que amamentar aumentava o risco de osteoporose, porém estudos comprovam o contrário.

benefícios da amamentação

Isso se explica devido a perda temporária da produção de cálcio durante o aleitamento. Quando concluída a etapa de transformações, seu nível de cálcio voltará à quantidade anterior ou até mesmo superior, já que a amamentação melhora a absorção deste mineral nos ossos.

10. Cria um laço de amor eterno entre mãe e filho

Esse é de longe um dos maiores benefícios da amamentação para a mãe. A troca de olhares, a dedicação e o contato físico são ainda mais intensificados pela liberação de hormônios. A prolactina produz uma sensação de paz e carinho, enquanto a ocitocina promove um forte sentimento de amor e apego entre a dupla

benefícios da amamentação

Aproveite o momento para se distanciar do barulho e dos olhares, reservando um tempinho apenas para vocês dois!

Leia mais

10 benefícios da amamentação para a saúde do bebê

10 fatos surpreendentes sobre a amamentação [você precisa saber]

Amamentação: especialista explica como fazer a pega correta

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário