a
HomeGravidezAmamentaçãoAutocuidados para amamentar: 10 dicas para não passar perrengue
autocuidados para amamentar
autocuidados para amamentar
s

Autocuidados para amamentar: 10 dicas para não passar perrengue

Por mais que o aleitamento materno seja algo natural, ele não é instintivo. Ou seja, é uma habilidade que precisa ser aprendida pela mamãe e pelo bebê. Por isso, os autocuidados para amamentar se tornam necessários desde o momento em que a mulher se descobre grávida.

autocuidados para amamentar

Quais são os autocuidados para amamentar no pré-natal?

De acordo com Sandra Abreu, enfermeira e especialista em amamentação, as mamães que mais sentem dificuldades na hora de amamentar são aquelas que não buscaram informações de qualidade ainda na gestação.

“Hoje não é mais indicado passar buchinha no mamilo, ficar puxando o mamilo para fora, usar conchas para “formar” o bico, pomadas ou qualquer outro tipo de preparação física. Além de não ajudar, esses métodos ainda poderão trazer algum dano, como candidíase mamária”, explicou Sandra. 

A especialista reforça que é importante a mulher ter o apoio necessário da família e dos profissionais de saúde. “Minha maior dica para as futuras mamães que desejam amamentar é que façam cursos com bons profissionais, busquem informações com especialistas no assunto e se empodere para enfrentar o que for preciso”, completou. 

concha de amamentação

E no pós-natal?

No pós-natal, quando o assunto é autocuidados para amamentar a maior arma da mulher continua sendo a informação! Segundo a doula e educadora perinatal Tatiane Larisse, é fundamental que o bebê aprenda a ter a pega correta de forma perfeita para que a mamãe não tenha fissuras e lesões no seio.

Você sabia? Na pega correta, a boquinha do bebê precisa estar bem aberta, pegando a maior parte da aréola. O lábio inferior do bebê deve estar para fora, o nariz fica livre, a bochecha cheia e o queixinho encostado na mama.

“Amamentar não causa dor e se está causando dor é porque algo está errado, geralmente por causa da pega incorreta. Então desde o pré-natal a mulher já precisa pensar em buscar o apoio de alguma instituição, banco de leite, instrutora de alimentação ou doula para auxiliar no pós-parto imediato e ter alguém que incentive, já que a amamentação pode ser bem cansativa no início”, disse Tatiane.  

autocuidados para amamentar

Como o estômago do recém-nascido ainda é muito pequeno, a mãe precisa entender que é normal amamentar várias vezes ao dia até que um padrão seja estabelecido. “Também é necessário tirar o mito de que o leite é fraco. De que quando o bebê não ganha peso, é porque o leite não está sustentando ou se ele chora é porque está com fome. Independente da forma, tamanho ou tipo de bico, a mama já tem todos os recursos necessários para amamentar”, informou.

Anota aí!

O leite materno protege a imunidade do bebê, evita a obesidade, diabetes e outras doenças crônicas, além de ajudar a estabelecer um vínculo entre a mãe e a criança. Para que tudo ocorra bem, anote nossas dicas:

  • Hidrate-se!
  • Mantenha uma alimentação saudável;
  • Lave o peito apenas com água durante o banho;
  • Deixe os mamilos secarem ao ar livre ou suavemente com uma toalha;
  • Passe o leite materno no bico do seio e tome sol (com moderação) para ajudar na cicatrização de feridas;
  • Troque os protetores de seios com frequência;
  • Use roupas confortáveis e sutiãs que não apertem os seios;
  • Informe-se o máximo possível;
  • Conte com uma rede de apoio;
  • Tente relaxar e evitar o estresse.

autocuidados para amamentar

A ansiedade também pode dificultar essa adaptação da mamãe e do bebê. Tenha paciência para superar os obstáculos da amamentação, pois o aleitamento costuma ficar prazeroso depois que tudo se normaliza. Com o tempo, amamentar será um ato de pura sintonia e muito amor envolvido!

 

Quer saber mais sobre os autocuidados para amamentar?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no “Curso Completo da Gestação”, com mais de 40 aulas sobre gravidez, parto e pós-parto! São vagas limitadas!

 

Leia mais

Semana Mundial do Aleitamento Materno: Amamentar é um Ato Ecológico!

Coronavírus e amamentação: conheça as orientações para as mães

20 Mitos e Verdades sobre amamentação

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário