a
HomeGravidezAmamentaçãoAmamentar no verão exige cuidado redobrado!
mães no enem
mães no enem
s

Amamentar no verão exige cuidado redobrado!

Amamentar no verão pode ser um desafio e tanto! Além de se preocupar com os fatores corriqueiros da rotina, é preciso estar atenta e cuidar de si para não debilitar a produção de leite. Separamos algumas dicas de ouro para que o momento entre você e o pequeno seja seguro e com o máximo de conforto!

amamentar no verão

Amamentar no verão: 3 dicas para lactantes e bebês!

Beba muita água!

Manter-se hidratada é o segredo nº 1 para amamentar no verão com segurança. A recomendação é que lactantes consumam três litros de água por dia, mas nesse baita calor a quantidade aumenta, devendo ser ingeridos de três a cinco litros.

amamentar no verão

Se for da sua vontade, inclua outros tipos de líquido na rotina para se manter hidratada e produzir ainda mais leite, como chá gelado, água de coco e sucos naturais. É importante observar com atenção os sinais que seu corpo apresenta, bebendo líquidos sempre que sentir sede!

amamentar no verão

Lembre-se que peito nem sempre é fome! Independente do calor, muitas vezes o bebê pode estar mamando apenas por sede. Então, é importante oferecer o peito em livre demanda, sem impor horários e limitar a duração. Crianças que se alimentam exclusivamente do leite materno não precisam de complementação na dieta, já que ele possui todos os nutrientes necessários.

amamentar no verão

Dica: Fique sempre em alerta! A desidratação no recém-nascido o deixará muito prostrado ou agitado e confuso. Os sinais são: moleira afundada, bebê pálido e ausência de urina por mais de 6 horas — e, quando há, a mesma fica escura e concentrada.

amamentar no verão

Escolha as roupas certas

Essa dica é tão importante para a mãe quanto para o bebê. Opte por vestimentas de fácil abertura e com tecido fresquinho, em cores claras! Inclua o sutiã nessa recomendação — sem aros, com alças largas e, de preferência, confeccionado em algodão.

amamentar no verão

#SemPaninho!

Sim, a gente sabe que o bebê se distrai bastante na hora do mamar, ainda mais quando há muita movimentação em volta dele, mas abafar o rostinho do pequeno não combina com amamentar no verão. Aliás, com nenhuma estação! Procure um cantinho mais reservado, se for preciso.

amamentar no verão

Aposente a concha de amamentação e os absorventes

Ao contrário do que se pensa, a concha amamentação e os absorventes são uns dos maiores vilões na amamentação, já que deixa a região dos mamilos abafada e úmida, condição que favorece a proliferação de fungos e bactérias. O resultado? A mãe sofre com problemas como a candidíase mamária. Outro risco é o desenvolvimento de mastites, ingurgitamentos mamários e problemas ainda mais graves, causados pela pressão do acessório que impede a circulação na região. Clique aqui para mais informações!

concha de amamentação

Dica: Aproveite o verão! Encontre um lugar reservado em casa, tire o sutiã e coloque os seios para tomar sol. Os médicos indicam que as gestantes exponham os mamilos durante dez minutos por dia. Fique atenta para não causar queimaduras e lembre-se de que o horário ideal é entre 8h e 10h da manhã ou entre 15h e 16h.

Leia mais

Concha de amamentação ajuda ou atrapalha?

10 problemas na amamentação e como resolvê-los,

Passo a passo para fazer a ordenha de leite materno

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Preciso voltar a trabalhar mas minha bb não aceita nada além do peito?
    O que fazer?

    17 de janeiro de 2019

Deixe um comentário