a
HomeGravidezAmamentaçãoPor que é importante amamentar de madrugada?
amamentar de madrugada
amamentar de madrugada
s

Por que é importante amamentar de madrugada?

A maternidade traz consigo um mundo novo de comprometimento e responsabilidades. Principalmente nos primeiros meses, quando a mulher tem que enfrentar as dores do período pós-parto e o cansaço da nova rotina. Um dos maiores desafios das mamães é acordar para amamentar de madrugada. Entenda porque isso é primordial!

Amamentação noturna: porque é importante?

amamentar de madrugada

Amamentar de madrugada traz muitos benefícios para as mamães e os bebês, já que ocorre uma maior produção de leite materno! Os níveis de prolactina, responsáveis pela lactação, aumentam nesse período. 

A sucção produzida pelo bebê no seio da mãe também libera ocitocina, o que torna esse momento ainda mais repleto de amor!

Quanto mais estímulos, mais leite! Se a mamãe não amamentar de madrugada, pode ocorrer uma redução gradativa dessa produção. 

A importância da amamentação em livre demanda 

Respeitar os horários do seu bebê é muito importante, os recém-nascidos não fazem manha. Eles estão se adaptando a um mundo totalmente novo. Vocês foram um só por muito tempo e ele tinha um ritmo próprio de alimentação, não é mesmo?

Quando ele precisar, é hora de amamentar! É assim que chamamos a livre demanda, sem horários fixos para alimentar o bebê. Vale lembrar que os recém-nascidos nascem sem o ritmo circadiano estabelecido, ou seja, não têm a noção de dia e noite, por isso despertam tanto durante à noite. Com o tempo, a tendência é que eles durmam por mais horas seguidas.

amamentar de madrugada

Outro aspecto importante é que o leite da noite tem um maior nível de melatonina, o hormônio do sono. Então, amamentar também vai ajudar o pequeno a desenvolver seu próprio ritmo e entender o que é dia e noite.

Lembre-se também que os bebês não mamam apenas por fome. Ele precisa sentir a sensação de proteção e aconchego que esse momento proporciona, para se sentir mais seguro na hora do soninho.

A teoria da exterogestação ajuda a compreender essa fase tão especial para a família. Ela considera os 3 primeiros meses de vida do bebê como uma gravidez fora do útero. O recém-nascido precisa de todo conforto e segurança durante esse período de transição, do aconchego do útero com o mundo lá fora. E tem coisa melhor do que a amamentação para ajudar nessa adaptação?

Leia mais:

Apojadura: Entenda a descida do leite

Estou gripada! Preciso usar máscara para amamentar?

Passo a passo para fazer a ordenha de leite materno

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário