a
HomeGravidezAmamentaçãoAmamentação: especialista explica como fazer a pega correta
pega correta
pega correta
s

Amamentação: especialista explica como fazer a pega correta

A amamentação é um dos momentos mais especiais entre mãe e bebê. Contato, troca de carinho, olhos nos olhos. Mas esse que tem tudo para ser um momento único pode ser motivo para dores e sofrimento de muitas mamães. Você sabia que muitas dessas dificuldades podem ser corrigidas com a pega correta na hora de amamentar?

Pensando em ajudar grávidas e mamães, chamamos a especialista em amamentação Sandra Abreu para participar de uma transmissão ao vivo em nossas redes sociais. Ela tirou muitas dúvidas encaminhadas pelo público e deu dicas para fazer a pega correta.

“A boquinha do bebê precisa estar bem aberta, pegando a maior parte da aréola. O lábio inferior do bebê deve estar para fora, o nariz fica livre, a bochecha cheia e o queixinho fica encostado na mama. Essa é a pega correta na teoria. Na prática, é aquela que não machuca a mamãe e o bebê está ganhando peso”, explica Sandra. A especialista também destacou que não há um tempo certo que o bebê precisa mamar, mas sim a qualidade dessa mamada: se o pequeno se alimenta adequadamente e tem aumento de peso.

Sandra enfatizou também que não é necessário nenhum tipo de preparação do peito para a amamentação. “Antigamente era comum puxar o peito, passar buchinha, mas não há necessidade. Esses métodos deixam o mamilo mais fino e pode machucar. Os próprios hormônios fazem essa preparação, até mesmo para os casos de mamilos planos ou invertidos. O bebê vai conseguir mamar normalmente, o importante é corrigir a pega quando ele chegar”.

pega correta

Pega correta: mamilos machucados

E se antes de aprender a pega correta os mamilos já estiverem machucados? Além de consertar a pega, alguns métodos contribuem para a cicatrização. “O próprio leite materno pode ser passado no mamilo porque ele tem efeitos cicatrizantes. Laser de baixa intensidade, pegar sol nos mamilos, não abafar e deixar ventilar. Tudo isso ajuda”, destaca a especialista em amamentação.

Já nos casos das mordidas, é importante conversar com o bebê. Quando eles começam a morder, já estão maiores, mais espertinhos e, quando a conversa acontece, já entendem que não devem fazer aquilo para não machucar a mamãe.

Leite materno: como avaliar

Anterior ou posterior? Primeiro ou segundo leite? Essa foi outra dúvida bastante apontada pelas mamães que acompanhavam a transmissão ao vivo. Sandra explicou que, quando a ordenha do leite começa, ele sai como uma água, um pouco mais claro, e é chamado de primeiro leite. Quando a ordenha continua, a mudança de cor é nítida e ele se torna branco ou amarelado, o segundo leite, ou leite posterior. “Ambos são ricos em proteínas, minerais e imunidade para o bebê. A diferença é que o leite posterior também é rico em gordura e contribui para o ganho de peso do neném”.

A especialista em amamentação Sandra Abreu esclareceu muitas dúvidas. Quer saber tudo?! Veja o vídeo completo da transmissão ao vivo em nosso Facebook.

 

Leia mais

Dúvidas sobre amamentação [Concilie com a volta ao trabalho!]

O que faz um especialista em amamentação?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Ainda na maternidade minha bebê teve dificuldades de pegar no bico do meu peito e a enfermeira me orientou a usar o bico de silicone, agora ela já vai fazer 1 Mês e não consigo mais fazer ela mamar sem o bico de silicone, o que eu faço ?

    5 de dezembro de 2018

Deixe um comentário