a
HomeGravidezAmamentaçãoÉ preciso acordar o bebê para mamar?
acordar o bebê para mamar
acordar o bebê para mamar
s

É preciso acordar o bebê para mamar?

Qual família não deseja que o filho durma a noite toda? Ou pelo menos parte dela, já seria bom. Mas junto com essa conquista tão esperada, surge outra pergunta: será que eu devo acordar o bebê para mamar?

Nos primeiros dias e até meses, é natural que o pequeno acorde sozinho em pequenos intervalos para mamar. Afinal, o estômago ainda não comporta tanto leite assim e as mamadas precisam de mais frequência. Mas e se o pequeno faz parte do time dos dorminhocos? O que é certo fazer?

Os questionamentos são comuns e não há respostas prontas para isso, muitos especialistas podem ter opiniões diferentes sobre o assunto, inclusive. O que importa é saber qual é a situação. Vamos te mostrar os dois lados e explicar os motivos, certo? Confira!

acordar o bebê para mamar

Sim, você deve acordar o bebê para mamar

Para saber o que fazer, avalie a idade do bebê, a condição de saúde, quantidade de mamadas diárias e os próprios sinais que pequeno dá durante o sono. Um exemplo claro é quando ele está num sonho agitado e leva a mão na boca com frequência ou chupa os lábios. Isso pode alertar para a fome, então você pode acordar o bebê para mamar.

Nos primeiros dias de vida, não tem como saber que o bebê está dormindo porque está relaxado e satisfeito ou se é um sinal de hipoglicemia, quando ele fica menos ativo. Acordar o bebê para mamar, nesse caso, é uma medida de segurança.

A mesma coisa vale para bebês prematuros, com baixo peso e aqueles que já têm diagnóstico de hipoglicemia, conforme citamos acima. O ideal é que para eles as mamadas aconteçam a cada duas horas ao longo do dia. 

Outra vantagem das mamadas noturnas é na produção de leite. Porém, isso não significa que você precisa acordar o bebê para mamar, ok? Basta ter consciência que amamentar à noite e de madrugada é bem importante. Entenda o porquê:

  • Durante a noite, especialmente de madrugada, o leite é rico em melatonina, hormônio do sono que não é produzido pelo bebê no início da sua vida e que ajuda a estabelecer um ritmo de sono, distinguir o dia da noite e dormir longos períodos à noite. 
  • A prolactina também aumenta no período. Pesquisas mostram que os níveis ficam elevados durante a madrugada, principalmente quando é estimulado. É como aquela frase: quanto mais o bebê mamar, mais leite terá. Esse hormônio também é responsável por ajudar a mãe a descansar mais, mesmo amamentando durante a noite.
  • Outro hormônio na amamentação é a ocitocina. Ele é responsável pela contração das células musculares das mamas antes mesmo que o bebê sugue.

Não fique muito apegada a uma rotina no começo! É uma adaptação tanto para os pais quanto para o bebê. A rotina do sono é construída ao longo do tempo. Nos primeiros meses, o pequeno deve acordar sozinho, mas se não acontecer, interfira.

acordar o bebê para mamar

Não, deixe-o dormir

Passado os primeiros meses, a amamentação deve ocorrer em livre demanda, quando a mãe oferece o seio quando o pequeno desejar, sem a necessidade de acordar o bebê para mamar. Para ter segurança sobre isso, consulte o pediatra para saber se o ganho de peso está como o esperado.

Isso vale também para bebês que são alimentados com fórmula. Se seu filho está mamando bem, não há razão para acordá-lo. Os pais também devem evitar dar mamadeira para a criança dormir, principalmente quando ele já tiver alguns dentinhos. Ou seja, pode causar cáries, já que ele vai dormir sem escovar os dentes.

acordar o bebê para mamar

Relaxem, mamãe e papai! O pequeno, quando estiver com fome, vai solicitar o alimento! Do jeitinho dele, mas vai. Se ele não mamar durante a noite, com certeza terá mais apetite de dia. Aproveitem para tirar um soninho também e descansar!

É importante deixar o bebê dormir durante a noite e também estimular o hábito. A glândula pineal, que exerce a ação reguladora que diferencia o dia e a noite é imatura, então é preciso uma forcinha para ajudá-lo a entender. Ao dormir durante a noite, uma rotina será criada.

Seu pequeno tem uma rotina de sono? Conta pra gente como é!

Leia mais:

3 mitos sobre os alimentos na amamentação

Como lidar com as mordidas na amamentação?

Como se preparar para a amamentação? Veja dicas!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário