a
HomeGravidezAmamentaçãoTchau, dúvidas! Confira 10 vídeos sobre amamentação no Youtube
vídeos sobre amamentação
vídeos sobre amamentação
s

Tchau, dúvidas! Confira 10 vídeos sobre amamentação no Youtube

Sabemos que as mamães têm vários questionamentos sobre amamentar, principalmente as de primeira viagem. Por isso, selecionamos 10 vídeos sobre amamentação do quadro Palavra do Especialista, do canal da Grão de Gente no YouTube, que respondem sobre os principais temas: mamilos rachados, leite empedrado, livre demanda, ordenha de leite materno e muito mais!

As informações são confiáveis, viu? A enfermeira e especialista em amamentação, Sandra Abreu, é quem esclarece as questões e ainda ensina técnicas para ajudar as mamães nessa fase de tantas transformações e amor. Vamos conferir?

10 vídeos sobre amamentação

1 – Mamilos Rachados: O Que Fazer? 

Começamos nossa seleção de vídeos sobre amamentação com uma situação que pode ser bastante frequente paras a mães lactantes, mas não quer dizer que são uma consequência comum da amamentação. Os mamilos rachados e com fissura são um sinal de que a “pega” do bebê não está correta. 

Primeiro, você precisa corrigir isso e ao mesmo tempo proteger o peito. O ideal é massagear a auréola para amaciar o local e passar o próprio leite no bico do seio. Essa medida ajuda a cicatrizar as fissuras. Outra dica é pegar sol no mamilo.

2 – Leite Empedrado: O Que Fazer?

Pode acontecer por várias razões, a principal é pelo excesso de leite “parado” no seio.  Às vezes, porque a mamãe comeu algo com um pouquinho mais de gordura ou porque o sutiã estava muito justo (comprimindo a região). Não existe uma razão específica! 

Para ajudar nesse momento, aposte nas ordenhas manuais. A recomendação da especialista é massagear o seio, dar uma leve balançada e colocar o bebê para mamar!

3 – Amamentação Em Livre Demanda

Você sabe o que é amamentação em livre demanda? É seguir a alimentação do jeito que o bebê quiser, sem horários. Ou seja, amamentar sempre que ele apresentar sinais de fome e principalmente, respeitar o tempinho dele. 

Aquele pensamento de: vou dar 10 minutinhos um seio, depois 10 minutos o outro – está muito ultrapassado. Hoje a recomendação é que ele pegue um seio e mame o leite que está nele até se satisfazer. E só na próxima mamada, oferecer o outro.

4 – Ordenha do leite materno

Como tirar o leite materno? Manualmente ou com bombas elétricas? Qual é a melhor forma? A especialista, Sandra Abreu, ressalta: não existe melhor maneira! 

A principal dica é tirar o leite para armazenar de uma forma segura, ou seja, que não contamine esse alimento. 

5 – Existe leite fraco? 

Esse é um dos grandes mitos da amamentação! Se o bebê não está engordando do jeito esperado, supostamente o ideal é entrar com fórmulas para complementar a alimentação dele. Na verdade, todo leite materno é forte e rico em nutrientes.

O que pode acontecer é a pega incorreta, que já citamos no vídeo sobre os mamilos rachados. Quando isso acontece, o bebê não consegue mamar o leite posterior.

6 – Mamilo invertido, cirurgias e tamanho do peito

Essas questões preocupam bastante as novas mamães e não poderiam ficar de fora na nossa seleção de vídeos sobre amamentação!

Para as mulheres que tem mamilo invertido, o melhor é evitar o uso de bicos artificiais e massagear bastante a auréola do seio para ajudar o bebê.

Outro mito sem fundamento é o tamanho do seio na amamentação. Saiba que em nada interfere! Toda mulher produz a quantidade necessária para alimentar o bebê, sendo uma mama pequena, média ou grande.

Referente às cirurgias mamárias, é importante uma avaliação médica após o parto! Só assim será possível saber se, durante a operação, a estrutura mamária foi preservada e se não romperam os ductos mamários. 

7 – Concha de Amamentação

Esse item é muito utilizado pelas mães lactantes, mas a nossa especialista Sandra Abreu não é a favor do uso, pois pode oferecer alguns riscos à saúde da mamãe e do bebê. 

O acessório de plástico é um recurso quando o mamilo da mulher apresenta fissuras e para aliviar o desconforto, já que evita o contato da auréola com as roupas. Porém, ela faz a pele transpirar muito durante o uso, podendo gerar fungos e bactérias. A recomendação é o uso de uma fraldinha de algodão enrolada ao redor do mamilo.

8 – Amamentação e a crise dos 3 meses

Seu bebê começou a se distrair na hora de mamar? O tempo de amamentação diminuiu? Isso pode acontecer com 2, 3 ou 4 meses, pois o bebê passa por uma transformação e desperta para o mundo. Ele começa a perceber melhor as sensações e tudo ao redor. 

Sandra Abreu explica como é importante que as mães confiem no poder de amamentar os filhos. Não existe a necessidade de complementar a alimentação com fórmulas milagrosas. Acredite que é uma fase, e como todas as outras, vai passar. 

9 – Relactação e translactação

Essas duas técnicas são muito importantes para o bebê não largar o peito e para evitar o desmame precoce. É uma ajudinha, por um curto período de tempo, até o bebê se fortalecer. Esses métodos evitam o uso de bicos artificiais, indicados para quem quer realizar uma amamentação efetiva.

10 – Existe hora certa para começar o desmame?

Não existe melhor fase para desmamar o bebê, existe o melhor momento para cada família. Pode ser um período difícil e desafiador da maternidade, mas é bem importante encarar como um processo de crescimento do pequeno. 

Gostou da seleção de vídeos sobre amamentação? No nosso canal do Youtube, você encontra outros vídeos do quadro Palavra do Especialista. Deixe nos comentários se você tem mais alguma dúvida!

 

Leia mais:

Como conciliar amamentação e trabalho?

Semana Mundial da Amamentação: campanha incentiva apoio de toda família

20 Mitos e Verdades sobre amamentação

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe uma resposta