a
HomeGravidezNão é mimimi! Entenda sobre as alterações de humor na gravidez
alterações de humor na gravidez
alterações de humor na gravidez
s

Não é mimimi! Entenda sobre as alterações de humor na gravidez

A realização de um sonho e o momento mais feliz na vida de uma mulher que sempre quis ter um bebê  também pode se tornar uma verdadeira montanha-russa! Você pode se sentir ótima, disposta e feliz em um momento e, minutos depois, cansada, mal humorada e super irritada. As alterações de humor na gravidez podem ser bem intensas. Ao contrário do que podem pensar ou dizer por aí, essa mudança comportamental das grávidas não é mimimi, tem explicação científica e grandes culpados: os hormônios! Vamos entender por que isso acontece?

Os vilões das alterações de humor na gravidez

A gestação, especialmente em suas primeiras semanas, age no corpo da mulher como uma TPM em grande escala. Responsáveis pelo ciclo reprodutivo, os hormônios progesterona e estrogênio preparam o organismo da nova mamãe para receber e desenvolver o óvulo fecundado. Logo, entra em campo também a ação do HCG, responsável por evitar que o corpo da mulher reconheça o bebê como um corpo estranho, rejeitando-o e causando um aborto.

Mas os hormônios não são os únicos vilões nos processos de alterações de humor na gravidez. Os próprios reflexos físicos, sintomas e consequências são capazes de deixar as grávidas mais suscetíveis às oscilações entre emoção e tristeza até a irritação profunda. Enjoos e vômitos frequentes, dificuldade para se alimentar, inchaço dos pés, peso da barriga, dor nas costas, mal estar e dificuldades para encontrar uma roupa que sirva estão entre os pequenos desconfortos que, juntos, podem influenciar diretamente nas alterações de humor na gravidez.

alterações de humor na gravidez

Hormônios, mudanças físicas e emocionais são os principais vilões das alterações de humor na gravidez.

As situações de altos e baixos também podem gerar questionamentos, e a grande alegria se transforma em dúvida momentânea: “o que eu fui fazer com a minha vida?”, “será que vou dar conta?”, “vou ser capaz de criar meu filho?”. Mas deixe esses pensamentos para lá! A fase dos desconfortos passa e logo você terá a melhor recompensa de todas em seus braços!

Como a família pode ajudar?

É fundamental saber que essa fase e sensações temporárias vão passar e tudo vai ficar bem! Por isso, a importância de transmitir segurança e compreensão para a gestante diante desses desafios que ela está enfrentando. Para amenizar as alterações de humor na gravidez, o papai precisa entender o que ela está se sentindo e como pretende encarar esse momento.

Evite brigas e discussões, ajude, divida e até assuma tarefas que possam deixar a mamãe estressada. Deixe-a desabafar e, caso precise de um tempo sozinha, respeite. A paciência e a empatia daqueles que estão à sua volta são fundamentais para uma gestação tranquila.

alterações de humor na gravidez

O papai e toda a família devem ter compreensão e empatia, transmitindo segurança para a grávida em meio aos altos e baixos emocionais.

 

Leia mais

10 motivos para amar estar grávida [Além do amor incondicional!]

15 coisas que todo futuro pai precisa saber

Qual a diferença entre baby blues e depressão pós-parto?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Meu sonho era com segir com pra um dese

    4 de março de 2018
  • Como posso tá fazendo para adquirir os produtos grão de gente devido eu mora em Lajeado Tocantins?

    4 de março de 2018

Deixe um comentário