a
HomeGravidezAlimentação3 mitos sobre os alimentos na amamentação
alimentos na amamentação
alimentos na amamentação
s

3 mitos sobre os alimentos na amamentação

Entre os conselhos e palpites durante a gestação, muitas mulheres recebem informações equivocadas sobre os alimentos na amamentação, principalmente na relação deles com a cólica no bebê e no aumento da produção de leite.

A melhor solução para ficar bem longe dessas inverdades é buscar orientação de um profissional da área da saúde. Ele pode te dar todas as informações do que deve ser evitado ou reforçado na alimentação durante a amamentação.

alimentos na amamentação

Para te ajudar, trouxemos informações relevantes que a nutricionista Elaine de Pádua, que ministra o curso O prato da grávida, da Beabá Grão de Gente. 

3 mitos sobre os alimentos na amamentação 

1- Comer chocolate causa gases e cólicas nos bebês

“Na verdade, não tem nenhum estudo científico que comprove isso. Até porque vai depender muito da quantidade que essa mamãe ingere”, reforça Elaine. Assim como qualquer alimento, o equilíbrio é essencial. Pode comer, desde que moderadamente. 

alimentos na amamentação

Entender sobre esse mito também levanta outra questão importante: a culpa! Fique tranquila, mamãe. O chocolate não é o causador da cólica do bebê. Na verdade, a imaturidade gastrointestinal é a principal responsável pelo desconforto. Essa tendência vai diminuindo conforme o bebê cresce e se desenvolve. 

2- Feijão, couve flor e brócolis estão proibidos do prato da mãe lactante

Mais um mito! Assim como o chocolate, a questão da quantidade é primordial para a saúde do bebê e também da mamãe. “É claro que você não vai comer cinco conchas de feijão. Até porque o feijão pode fermentar e causar um incômodo para mãe, não para o bebê”.

A nutricionista ainda afirma que todo consumo em excesso também vai via leite materno para o bebê. Vale o bom senso para não restringir os alimentos na amamentação e nem comer demais.

alimentos na amamentação

3 – Canjica e cerveja preta ajudam na produção de leite

Essa crença é antiga, mas é mito! A dica da nutricionista Elaine de Pádua é: “O que ajuda a produzir o leite materno é a mãe descansar bastante, ter qualidade de sono em qualquer período do dia ou da noite e se alimentar bem, com bastante variedade”.

alimentos na amamentação

Consuma alimentos com vitaminas, minerais e macro nutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras em equilíbrio. E claro, hidrate-se! A água é essencial na amamentação. 

Quer saber mais sobre alimentos na amamentação, na gravidez e no pós-parto? Conheça o nosso curso da Beabá Grão de Gente, você tem sete dias para testar o conteúdo de graça!

Você vai aprender sobre planejamento e rotina, reeducação alimentar e conhecer os alimentos e nutrientes dos alimentos. Legal, né? Tudo isso sem sair de casa. Como bônus, ainda tem um e-book de um guia prático de nutrição infantil e aulas sobre introdução alimentar e alimentação infantil. 

Tem vídeo sobre esse conteúdo no nosso canal do Youtube. Inscreva-se e deixe seu comentário!

Leia mais:

Como se preparar para a amamentação? Veja dicas!

Cólicas no bebê: o que a mãe deve evitar na alimentação?

Alimentação na gravidez: devo comer menos carboidrato?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário