a
HomeGravidezAlimentação na gravidez: 10 alimentos que toda gestante deve comer
alimentação na gravidez
alimentação na gravidez
s

Alimentação na gravidez: 10 alimentos que toda gestante deve comer

Uma das principais preocupações de toda futura mãe é o desenvolvimento saudável do bebê. Para isso, as gestantes devem ter atenção extra com a alimentação na gravidez, priorizando um cardápio repleto de nutrientes.

Além de contribuir com o crescimento do bebê, a dieta balanceada também é benéfica para a saúde da mulher, mantendo-a livre de doenças – como o diabetes gestacional – e dos quilos extras.

alimentação na gravidez

Alimentação na gravidez: selecionamos 10 alimentos que reúnem nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê.

Alimentação na gravidez

Para uma gestação saudável, a mulher pode praticar exercícios físicos – com indicação médica e acompanhamento de um educador físico – e se alimentar de forma equilibrada. O ideal é consumir guloseimas com moderação e investir em uma oferta variada de alimentos, priorizando proteínas magras, carboidratos integrais, cereais, leguminosas, frutas, verduras e legumes.

Para te ajudar, selecionamos 10 alimentos – fáceis de comprar e preparar – que reúnem nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê:

1 – Feijão

Uma das paixões nacionais, o feijão tem lugar garantido na mesa das famílias brasileiras. Além de ser saboroso, o alimento é altamente nutritivo para as gestantes, sendo uma importante fonte de cálcio, ferro, proteínas, magnésio, vitaminas (do complexo B, fundamentais na gravidez), carboidratos e fibras. Ou seja, ele é super completo!

E os benefícios não param por aqui! O feijão também possui antioxidantes, que minimizam os riscos de desenvolver doenças degenerativas e até alguns tipos de câncer. Muito legal, não é mesmo?

E as grávidas que estão preocupadas com o ganho de peso, encontram no feijão um poderoso aliado. Você sabia que o alimento possui fibras solúveis que, após ingeridas, são transformadas em uma espécie de gel que contribui para uma maior sensação de saciedade? Essas mesmas fibras também ajudam a reduzir os níveis de colesterol e glicemia no sangue.

alimentação na gravidez

Alimentação na gravidez: o feijão é importante fonte de nutrientes para a gestante, além de ter antioxidantes.

2- Ovos

Nosso segundo superalimento para gestantes é o ovo! Ele já foi vilão, mas está oficialmente absolvido. Além de serem baratos e rápidos de preparar, os ovos contém mais de 12 vitaminas e minerais, além de uma quantidade considerável de proteínas.

Outro ponto a favor do ovo é a colina, nutriente presente no alimento que atua diretamente no desenvolvimento do bebê e sua saúde cerebral, prevenindo deficiências no tubo neural. Então, tudo bem comer aquela omelete caprichada no almoço.

Mas, lembre-se: comer ovo na gravidez só se estiver muito bem cozido! O cuidado minimiza o risco da transmissão de salmonela, que pode causar infecções sérias.

alimentação na gravidez

Os ovos também podem fazer parte da alimentação na gravidez, desde que bem cozidos. O alimento contem mais de 12 vitaminas.

3 – Aveia

Agora, vamos dar uma dica para incrementar o café da manhã ou o lanche da tarde: a aveia! Da mesma forma que o feijão, ela também é rica em fibras solúveis e tem cálcio, ferro, sódio, fósforo, zinco e potássio.

E se você está em dúvida da melhor forma de consumir aveia, especialistas em nutrição recomendam o farelo, que pode ser adicionado a frutas, vitaminas e iogurtes. Uma colher de sopa de manhã e outra à tarde já é suficiente para garantir todos os benefícios da aveia.

alimentação na gravidez

Alimentação na gravidez: a aveia é rica em fibras solúveis e tem cálcio, ferro, sódio, fósforo, zinco e potássio.

4 – Iogurte

Agora vamos falar do iogurte, que é uma importante fonte de cálcio – fundamental para a formação dos ossos e dos dentes do bebê. Outro benefício é a presença dos probióticos, que ajudam a equilibrar a flora intestinal. Se você estiver sofrendo com a prisão de ventre, o iogurte pode ajudar bastante.

Mas cuidado com o exagero nos produtos adoçados! O ideal é consumir o iogurte natural, com frutas frescas picadas ou mel. Evite adicionar açúcar refinado!

alimentação na gravidez

Alimentação na gravidez: as gestantes se beneficiam do consumo de iogurte, que tem alta concentração de cálcio.

5 – Sardinha

Boa notícia para quem é fã do peixe: a sardinha deve ter seu lugar garantido no cardápio de toda gestante!

Além de ser fácil de encontrar e ter um ótimo custo-benefício, a sardinha é rica em ferro, fósforo, magnésio, proteínas e vitaminas. E não podemos esquecer do ômega-3, que protege o organismo das doenças cardiovasculares e ainda diminui os índices de colesterol ruim.

Mas não adianta comer frita. A forma recomendada de se consumir a sardinha é assada ou cozida. Também evite as opções enlatadas, conservadas em óleo. A alta concentração de sódio não é saudável para as gestantes!

alimentação na gravidez

Alimentação na gravidez: a sardinha é fonte de ômega-3, que protege o organismo de doenças cardiovasculares e diminui o colesterol.

6 – Pão integral

Aposto que já estavam sentindo falta de um pãozinho. E a gestante pode sim comer esta delícia, mas vamos combinar: a melhor opção é o pão integral!

Com a alta concentração de fibras do pão integral, a gestante beneficia o funcionamento do intestino, controla o colesterol e ainda garante maior saciedade. O alimento também tem mais vitaminas, magnésio, cálcio, potássio e ferro em relação ao pão branco.

alimentação na gravidez

Alimentação na gravidez: para manter uma dieta equilibrada, a gestante deve priorizar o consumo de carboidratos integrais.

7 – Carne vermelha (patinho)

Para as futuras mamães que não são vegetarianas, o patinho é um tipo de carne vermelha que pode fazer parte da alimentação na gravidez. Fonte importante de ferro, o alimento ajuda a prevenir a anemia e tem alta concentração de proteínas que ajudam na formação dos músculos, órgãos e outros tecidos do bebê.

Outra vantagem é a presença de vitaminas do complexo B, que é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso do feto. Na hora de comer, prefira o ponto bem passado – para minimizar qualquer possibilidade de contaminação.

Dica: o patinho é uma ótima opção para carne moída, almôndegas e hambúrguer caseiro.

alimentação na gravidez

Alimentação na gravidez: o patinho é um tipo de carne bovina magra que ajuda a prevenir anemia em gestantes.

8 – Oleaginosas

Sabe aquela fome que bate fora de hora? As oleaginosas são perfeitas para a hora do lanche das gestantes. Fazem parte deste grupo as nozes, castanhas do pará, amêndoas e castanhas de caju.

Elas são fonte de ômega 3, que já falamos aqui como é importante na gravidez. É possível consumi-las cruas ou torradas, mas evite adicionar sal e não exagere na quantidade. Elas são calóricas!

alimentação na gravidez

Alimentação na gravidez: invista em nozes, amêndoas e castanhas para os lanches entre as refeições.

9 – Couve manteiga

Se você busca uma salada para eleger como favorita na gravidez, dê uma chance para a couve! Você sabia que, no grupo das verduras, ela tem a maior concentração de ferro e cálcio? Outra vantagem é seu alto teor de vitamina C, além de ser fonte de betacaroteno, vitamina E e ácido fólico.

Além de super nutritiva, a couve também é versátil na cozinha. Você pode consumi-la crua, como salada, cozida no vapor ou ainda em sopas.

alimentação na gravidez

Alimentação na gravidez: a couve manteira é rica em vitamina C, ferro e ácido fólico.

10 – Laranja

Também tem lugar para as frutas na nossa lista! E a favorita para as gestantes é a laranja, que é famosa pela vitamina C, mas também é fonte de cálcio, fósforo, potássio, ferro e vitamina A.

A fruta ajuda o sistema imunológico a combater infecções e as fibras são um importante regulador intestinal. Para aproveitar todos os benefícios da fruta, coma ela inteira, incluindo o bagaço e até aquela parte branca.

alimentação na gravidez

Alimentação na gravidez: o consumo de laranja é importante para proteger o sistema imunológico da gestante.

 

Leia mais

10 motivos para amar estar grávida [Além do amor incondicional!]

Dieta na gravidez: acompanhamento nutricional é fundamental

Viajar na gravidez exige cuidados. Veja dicas para cada trimestre!

15 principais dúvidas sobre direitos das gestantes

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário