a
HomeGravidezAlimentaçãoComo conciliar amamentação e trabalho?
amamentação e trabalho
amamentação e trabalho
s

Como conciliar amamentação e trabalho?

Embora a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) seja aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e como complemento até os dois anos ou mais, na maior parte das empresas, a licença é de apenas quatro meses, tornando a amamentação um desafio. Mas fique tranquila! É possível conciliar amamentação e trabalho!

amamentação e trabalho

A manutenção da amamentação vai depender do tipo de trabalho da mãe, do número de horas trabalhadas, da lei e, principalmente, de suporte da família e do pediatra. O profissional vai orientar como extrair o leite, como armazená-lo e como dar ao bebê, ou seja, coisas mais técnicas. Já o apoio do parceiro é aquele incentivo para não desistir e suporte na divisão das tarefas domésticas, afinal, você vai precisar separar um tempinho para se preparar.  Sem mais delongas, vamos direto para as dicas.

Confira como conciliar amamentação e trabalho! 

Prepare-se antes! 

O grande segredo para conciliar amamentação e trabalho é a ordenha de leite materno! O ideal é que você prepare um estoque pelo menos até 15 dias antes do retorno ao trabalho. Pode ter certeza: isso vai te deixar mais tranquila!

amamentação e trabalho

Lembre-se de guardar o leite em frascos de vidro e esterilizados (basta fervê-los por 10 minutos e esperar que sequem naturalmente). Na geladeira, o leite materno pode ser guardado por, no máximo, 24 horas. No freezer, o prazo é maior: 15 dias.

Ah, também prefira a ordenha manual, mas ela pode ser feita com a ajuda de uma bombinha – manual ou elétrica. Temos um vídeo no nosso canal do Youtube, no quadro Palavra do Especialista, sobre isso. É só dar play! 

No trabalho

O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que o poder público, instituições e empregadores devem respeitar os direitos das lactantes e que ofereçam condições adequadas à amamentação para todas as mulheres.

Pela lei, as mães que tiveram licença-maternidade de 120 dias têm direito a dois descansos remunerados de 30 minutos, ao longo da jornada de trabalho, para amamentarem seus bebês até que completem os seis meses. Isso pode ser feito com um acordo com o chefe para flexibilizar o horário, assim, ninguém sai perdendo. Você pode sugerir ampliação do horário de almoço, entrada mais tarde ou saída mais cedo do trabalho, por exemplo.

amamentação e trabalho

Também é importante conhecer se há um lugar reservado para retirar o leite e uma geladeira para armazenar. O ideal é que ele fique longe de alimentos que cheiram demais e que você retire o leite nos mesmos horários em que o bebê mamaria. 

Outra coisas que não podem ser esquecidas: vá com uma roupa adequada (se possível com botões ou abertura na frente) para facilitar a ordenha ou amamentação, capriche na alimentação e beba muuuuita água!

Como dar o leite para o bebê?

Em casa

Se o bebê vai ficar em casa, com algum amigo, familiar ou babá, essa questão é mais tranquila, só precisa combinar e ensinar a pessoa como dar o leite para ele. A princípio, ofereça por meio de um copinho ou colher. Isso evita a confusão de bicos que acontece quando o leite é dado na mamadeira. 

amamentação e trabalho

Não fique aflita! Seu pequeno pode até resmungar um pouquinho, mas quando a fome bater, ele vai mamar. Se a confiança não está tão alta assim, faça um teste. Peça para a pessoa que vai cuidar dele faça isso antes da sua volta ao trabalho.

Também não tenha medo do desmame precoce. Continue a amamentar normalmente em casa, pela manhã, ao chegar e durante a noite. A sucção é o melhor estímulo para a produção de leite! 

Na creche 

Se o bebê vai ficar na creche, conheça o ambiente e converse com as professoras sobre o método de alimentação utilizado e forma de armazenamento. É muito importante saber se é possível levar o leite materno congelado para servir ao bebê e como ele será aquecido, por exemplo. 

amamentação e trabalho

E aí, você já passou por essa fase? Conta pra gente nos comentários como você fez para conciliar amamentação e trabalho.

Leia mais:

O que é licença amamentação?!

Mãe que amamenta é prioridade: conheça os direitos das lactantes

Passo a passo para fazer a ordenha de leite materno

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe uma resposta