a
HomeGravidezAmamentaçãoAgosto Dourado: um mês dedicado ao Aleitamento Materno
Agosto Dourado, mês da Amamentação
Agosto Dourado, mês da Amamentação
s

Agosto Dourado: um mês dedicado ao Aleitamento Materno

A amamentação também ganhou um mês para chamar de seu: o Agosto Dourado. Serão 31 dias para intensificar o que precisa ser trabalhado durante todos o ano: a importância do aleitamento materno. A partir de hoje, várias ações espalhadas pelo País irão tratar sobre o assunto mais importante da maternidade seguindo o lema da campanha “Todos Juntos Pela Amamentação”.

O projeto de lei que definiu agosto como o mês da amamentação foi aprovado pelo Senado em março deste ano. “Devemos apoiar a amamentação durante todo o ano, mas em agosto essas ações deverão ser intensificadas através de esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno”, explicou a especialista em aleitamento materno Sandra Abreu, da consultoria Anjos do Leite.

Neste dia 1º de agosto também se inicia a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que segue até o próximo dia 7. Sandra explica que as ações envolvem também a realização de palestras e eventos, a divulgação em espaços públicos, além de iluminação ou decoração de espaços com a cor dourada. “E tudo mais que venha a promover essas horas de ouro”, complementa a especialista em amamentação.

Agosto Dourado, mês da Amamentação

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida

 

Por que o Agosto Dourado é tão importante?

A mãe carrega ouro em forma de leite. A metáfora cabe perfeitamente neste caso. O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber nos seus primeiros anos de vida, sendo indicado até dois anos ou mais. “Sua superioridade orgânica o torna de melhor digestibilidade, sendo o alimento mais completo para promover o crescimento e desenvolvimento infantil. Crianças amamentadas também estão mais protegidas contra doenças infecciosas”, explica o nutricionista Rodrigo Carvalho, membro da Rede IBFAN Brasil.

O nutricionista também explica que a amamentação “é a estratégia de maior impacto capaz de salvar a vida de cerca de 13% das crianças menores de 5 anos em todo o mundo. O estímulo da amamentação exclusiva salva nada menos que 6 milhões de crianças por ano”.

Um mês dedicado ao tema será importante para tirar todas as dúvidas que as mulheres ainda têm sobre a amamentação. A Semana Mundial do Aleitamento Materno acontece há 20 anos. São sete dias com uma programação intensa, em todo o mundo, para promover a importância de amamentar de forma exclusiva, principalmente, nos primeiros meses do bebê. “Mesmo assim, muitas pessoas ainda desconhecem esse evento e até mesmo a sua importância para apoiar e proteger a saúde materno-infantil em toda sua integralidade”, explica Rodrigo Carvalho.

O Outubro Rosa e o Novembro Azul, não menos importantes, têm uma repercussão na mídia. O Agosto Dourado tem esta pretensão. “Talvez com menor propaganda, a estratégia de maior impacto na saúde humana e de menor custo para a sociedade e para o planeta, a amamentação, e o seu produto padrão ouro de qualidade, o leite humano, merecem não só sete dias de promoção, proteção e apoio, mas um mês inteiro e também uma cor que esteja à altura de sua relevância. Trinta dias, para a celebração da promoção, proteção e apoio, e uma cor toda especial, que já percorre todo o mundo com o seu laço simbólico, o dourado”, finaliza.

 

SBP apoia o Agosto Dourado

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) prepara ações para a promoção do Agosto Dourado e trata o Aleitamento Materno como questão fundamental. “A SBP e todas as suas filiadas estão comprometidas com o apoio à amamentação. Temos levado nossa preocupação aos gestores públicos e aos parlamentares para que criem condições favoráveis para essa prática que traz enormes benefícios”, afirma a presidente da entidade, Dra. Luciana Rodrigues da Silva.

Ela explica ainda que a SBP não quer que o assunto fique restrito à Semana Mundial de Aleitamento Materno. “Queremos que durante todos os 31 dias de agosto, os médicos e os brasileiros sejam impactados com mensagens positivas que valorizem a prática do aleitamento em todos os ambientes”, conclui.

 

Você encontra a especialista em aleitamento materno Sandra Abreu no site da consultoria Anjos do Leite ou pelos perfis no Instagram ou Facebook.

Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhum post!

Facebook | Pinterest | Instagram | Twitter | Google+

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • O problema é que com pouco tempo apos ter os filhos, a maioria das mães tem que trabalhar para poder sobreviver, e então que campanha ou solução vc tem com relação a isso

    1 de agosto de 2017

Deixe um comentário


*