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Qual a melhor posição para a grávida dormir?

Cada fase da gestação tem um jeitinho de descansar e dormir melhor. Depois da descoberta da gravidez, até dormir ganhou um novo sentido. Com o passar das semanas, o ganho de peso, o crescimento da barriga e os inchaços, algumas posições se tornam incômodas para as grávidas que, muitas vezes, não encontram a melhor maneira para uma boa noite de sono

E, se tem algo que em comum com entre as grávidas é o sono. Como falamos recentemente aqui no Blog da Grão, este é um dos principais questionamentos entre as gestantes. Leia aqui a matéria sobre o sono e cansaço das gestantes no começo da gravidez. shutterstock_219644395

Para cada fase da gestação há uma posição mais confortável para o corpo da grávida se manter deitado. Veja:

De barriga para cima

As mamães que gostam de dormir de barriga para cima aproveitem os primeiros meses de gestação para isso. Este é único período em que ela ainda é confortável. Com o passar das semanas, o aumento de pelo e da barriga, ela ficará inviável.

De bruços

Você vai sentir saudades de dormir com a barriga para baixo, por isso, aproveite para dormir nesta posição também no início da gestação. E, a perguntar que não quer calar: vai machucar meu bebê? Não! Nos primeiros meses de gestação, a mulher também pode dormir de bruços e sem preocupações em oferecer risco ao bebê. Dormir de bruços ficará ‘impossível’ ao longo da gestação somente por conta do tamanho da barriga. Muito desconfortável!

De lado

A melhor e mais confortável posição para a grávida dormir é de lado. E do seu lado esquerdo. Esta posição é benéfica para a mamãe e o bebê, pois, favorece a circulação de sangue entre ambos, deixando o bebê menos agitado e, consequentemente, proporcionando um sono tranquilo e relaxante para a mamães.   

Fica a Dica – fisioterapeutas orientam a usar um travesseiro por baixo da barriga e outro entre os joelhos semiflexionados. Isso pode trazer um pouco mais de conforto para a mamãe durante o sono.

Outra dica bacana é o cuidado com a alimentação antes de dormir.  Evite ir dormir logo em seguida do jantar, por exemplo. Além disso, se possível, a prática de leves exercícios ao longo do dia e os cochilos pós almoço também contribuem para uma boa noite de sono.

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