a
HomeGravidezConheça 7 benefícios da música na gravidez
música na gravidez
música na gravidez
s

Conheça 7 benefícios da música na gravidez

Os efeitos da música na gravidez trazem diversos benefícios para a mamãe e o bebê nessa fase tão especial. 

Quem não ama curtir o som da sua canção favorita, não é? Calma, prazer e relaxamento são algumas das sensações que, literalmente, movem o nosso corpo. 

música na gravidez

O mais legal é que essa terapia também é sentida pelos pequenos desde a barriga da mamãe a partir do quinto mês de gestação, quando ele desenvolve o sistema auditivo.

música na gravidez

Confira sete motivos para deixar o som rolar com o seu amor ainda no “forninho”:

1 – Música na gravidez aumenta a atividade cerebral do bebê

Você sabia que a audição é o primeiro sentido desenvolvido pelas crianças? Alguns estudos mostram que existe uma relação entre a música na gravidez e o melhor desenvolvimento cognitivo e emocional do bebê após o seu nascimento. 

Além disso, o contato precoce com as canções cria repertório para que a criança se comunique de forma mais fácil e tenha um pleno desenvolvimento intelectual. 

shutterstock_747224500

2- Fortalece o vínculo 

O momento de ouvir música pode ser acompanhado por muito carinho, conversa e amor! Cantar junto com a melodia também colabora para que o pequeno assimile a voz dos pais, desde antes do nascimento.

shutterstock_716721850

3- Mais bem-estar para a mãe

Ouvir música ajuda a diminuir alguns sintomas clássicos da gravidez, como ansiedade, depressão, estresse, angústia, insônia e hipersensibilidade. Ao ouvir uma canção que gosta, a mulher fica mais tranquila e relaxada, especialmente quando é cantada e dançada!

Isso porque a música na gravidez tem o poder de aumentar os hormônios relacionados ao bem-estar, promovendo o relaxamento e estimulando uma sensação de alegria. Ela também eleva a autoestima, fazendo com que a gestante se sinta ainda mais bonita!

música na gravidez

#Dica: As mamães devem escolher apenas os ritmos que gosta! De nada adianta ouvir música clássica apenas porque todos dizem que é bom. Se a gestante não gosta, não será prazeroso nem benéfico.

Mesmo assim, o bom senso é sempre bem-vindo! Apesar da criança já conseguir identificar boa parte dos sons, isso não significa que ela responderá bem a qualquer tipo de música, principalmente aquelas que são muito agitadas e altas.

shutterstock_1117190450

Vale lembrar que não é necessário colocar o volume da música muito alto para que o bebê escute, pois o líquido amniótico é um ótimo condutor de ondas sonoras.

4- Acalma o bebê após o seu nascimento

Após o nascimento do pequeno, quando ele assimila a música que está sendo tocada, uma sensação de tranquilidade e conforto é produzida, deixando-o mais calmo nos momentos de cólicas e ajudando na hora do sono.

música na gravidez

5- Estímulo à memória afetiva

Bebês são super espertinhos e ouvir música com eles após o nascimento ajuda na criação da memória afetiva da criança. Além disso, o hábito de ouvir músicas auxilia no desenvolvimento do grau de concentração infantil. Legal, né?

música na gravidez

6- Música também é útil durante a amamentação

A trilha sonora selecionada durante a gestação também pode ser eficaz na hora de amamentar. Canções que já fazem parte da rotina do bebê podem ajudar muito nesse momento, relaxando mãe e filho. 

shutterstock_1446976127

7- Efeito calmante durante o parto

Ouvir música no pré-parto pode ajudar as gestantes a ficarem mais tranquilas e focadas. O ambiente ficará mais aconchegante com os ritmos preferidos.

parto humanizado

Som na caixa, mamãe!

Com todos esses benefícios, tente escutar um pouco de música todos os dias. Faça o teste e repita músicas gostosas de ouvir. 

Quando o bebê nascer, volte a cantarolar as mesmas canções da fase de gestação. Eles podem ter a sensação de que já ouviram esse som “de algum lugar”!

música na gravidez

Ainda não tem a sua playlist de gestação?

Conheça nossas playlists no Spotify, especialmente elaborada com as canções que as mamães mais amam! Confira aqui!

Leia mais:

Som do útero para acalmar o bebê funciona?

Filmes para assistir grávida (Que estão na Netflix!)

Posições do bebê na barriga: quais são e como influenciam no parto?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário