a
HomeGravidez5 sintomas que podem afetar a visão das grávidas
visão das grávidas
visão das grávidas
s

5 sintomas que podem afetar a visão das grávidas

Qual das futuras mamães não está passando pelo turbilhão de emoções e mudanças da gravidez?! Mas você sabia que elas podem afetar a visão das grávidas?!

Isso mesmo! Alteração de grau, olhos secos e inchaços nas pálpebras são alguns dos sintomas possíveis nesse período.

Causadas pelas variações hormonais típicas, essas alterações são comuns e  podem ser facilmente notadas!

Para te ajudar a entendê-las, o Blog Grão de Gente listou os principais problemas de visão das grávidas. Confira:

visão das grávidas

5 problemas que afetam a visão das grávidas:

 

1.Alteração de grau

Com o passar dos meses, você pode notar, em especial à noite, uma certa dificuldade de enxergar aquelas letrinhas que antes pareciam tão nítidas. Esse é o desconforto mais comum relatado pelas gestantes, e acontece por conta do aumento da curvatura da córnea, que pode ser provocado pela retenção de líquido. Ainda assim, se ele não traz prejuízos à saúde, como tontura ou dores de cabeça, a indicação é aguardar e repetir a avaliação alguns meses após o parto. 

2.Olhos Secos

Vermelhidão, coceira, fotossensibilidade e aquela sensação de areia nos olhos são sintomas de olhos secos. Isso acontece porque durante a gravidez ocorre uma mudança na composição da lágrima, que passa a ter menos água e mais proteínas. Em geral, após o nascimento do bebê, tudo volta ao normal. Enquanto isso, a saída é usar colírios lubrificantes, conhecidos como lágrimas artificiais sem conservantes. No entanto, é essencial consultar um oftalmologista para acertar na escolha do produto.

3.Manchas escuras

Fique atenta se você notar em seu campo de visão pontos pretos ou brilhantes ou flashes de luz. Nesse caso, vale relatar o problema ao obstetra com urgência, já que esses sintomas podem indicar pré-eclâmpsia, um quadro de hipertensão arterial, que, se não tratado, pode evoluir para eclâmpsia e colocar em risco mãe e bebê. 

Para a detecção precoce do problema, é necessário fazer, durante a gravidez, o exame de fundo de olho. Por meio de um aparelho, o médico consegue avaliar as artérias, veias e nervos da retina.

4.Alta Miopia x Parto Normal 

Há uma discussão em torno do risco que gestantes com miopia elevada podem correr diante do esforço do parto normal, entre eles, o descolamento da retina. Porém, não existe evidência científica que comprove uma contra indicação para parto normal no caso de mulheres com alta miopia. O problema deve ser acompanhado com mapeamento regular da retina.

5.Inchaço das pálpebras 

Não é uma manifestação comum, mas pode ser uma das consequências da elevação das taxas de progesterona. Com a maior circulação de sangue, tanto a córnea como a pálpebra podem apresentar inchaço. E a retenção de líquido típica da gravidez também colabora para o quadro. 

visão das grávidas

Leia mais:

Tchau, dúvidas! Confira 10 vídeos sobre amamentação no Youtube

Diferenças entre gravidez de menino e de menina

Bebê bateu a cabeça: O que fazer?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe uma resposta