a
HomeGravidez10 coisas que você precisa saber sobre o segundo filho
segundo filho
segundo filho
s

10 coisas que você precisa saber sobre o segundo filho

A primeira gestação é sempre aquela avalanche de mudanças e sentimentos. Tudo é novo! Então, quando pensamos em uma segunda viagem no mundo da maternidade, os desafios parecem menores e se transformam em outras questões, como a adaptação na rotina com duas crianças. Mas não é só isso! Selecionamos 10 coisas que você precisa saber sobre o segundo filho:

1 – Não tem um momento certo para ter o segundo filho

Se você ainda não está grávida e está esperando pelo momento certo para tentar um segundo filho, esqueça!

Ele pode nunca aparecer. Hoje, você pode achar o seu primeiro bebê novinho demais, e quando ele crescer, você não vai querer outro bebê agora que ele ficou mais independente e você pode retomar um pouco a sua vida social. Sem contar as demandas profissionais, que mudam constantemente.

A verdade é que não há como planejar que o segundo filho venha no melhor momento.

segundo filho

2 – A segunda gravidez será diferente da primeira

Assim como cada criança é única, a gravidez também é. Há mulheres que não enjoaram e nem engordaram muito na primeira vez, mas se deparam com sintomas totalmente diferentes na segunda gestação. O mesmo acontece com o cansaço e a disposição, que podem mudar completamente e pegar a mamãe de surpresa!

3 – Você terá medo de não amar o segundo filho como ama o primeiro

É um sentimento natural e que é enfrentado por muitas mães. Não há problema em falar disso, pois é normal que as gestantes se sintam culpadas por pensarem assim. Mas fique tranquila! Qualquer mãe que tenha dois ou mais filhos pode confirmar isso para você: amor de mãe realmente se multiplica!

segundo filho

4 – Menos mimos nesta gravidez

A gravidez é um dos momentos mais importantes na vida da mulher. É natural que ela seja cercada de cuidados e mimos, principalmente na primeira vez. Mas você pode se surpreender em como as pessoas vão encarar com mais naturalidade a gestação, só porque você “já passou por isso” antes.

5 – Gestação mais tranquila

Um dos maiores benefícios da segunda gestação é uma maior tranquilidade com as mudanças físicas e emocionais. Fica mais fácil “curtir o momento” e planejar a chegada do bebê com mais calma.

segundo filho

6 – Menos gastos

Outro ponto positivo é que na segunda vez você gastará bem menos que na primeira. Como você já sabe tudo que foi útil ou não, montar o enxoval do bebê será menos “traumático” para o orçamento da família.

7 – Não será fácil “preparar” o mais velho

A segunda gravidez também mostra que não há uma forma certa de preparar o mais velho para a chegada do bebê. Os maiorzinhos, que até pediram um irmão, talvez tenham uma transição mais tranquila, mas não há como prever se a animação permanecerá após o nascimento do caçula.

É normal que novas crises de birra façam parte da rotina da família. Nossa dica é aproveitar a gravidez para dar o máximo de atenção possível para o pequeno e crie um ritual após o parto, uma atividade só de vocês dois, para que ele não se sinta excluído. Incluí-lo nos cuidados com o bebê também é importante.

segundo filho

8 – Você vai espalhar a novidade assim que descobrir

As mamães que foram mais cautelosas na primeira gestação podem se surpreender com a facilidade que a segunda será compartilhada com amigos, familiares e até estranhos.

9 – O parto não será um bicho de sete cabeças

Além de um trabalho de parto mais fácil, que tende a ser mais rápido na segunda vez, o parto não será um momento “desconhecido” e você se sentirá mais tranquila.

10 – Você não vai se lembrar de muitas coisas!

Uma das piadas mais recorrentes em grupos de mães é que as mulheres costumam esquecer muitos detalhes da gravidez e do pós-parto, e que é isso que as incentiva a ter um segundo filho. Verdade ou não, pode haver momentos que vai parecer que você nunca viveu aquilo antes.

 

Leia mais

10 motivos para amar estar grávida [Além do amor incondicional!]

15 coisas que todo futuro pai precisa saber

Qual a diferença entre baby blues e depressão pós-parto?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário