a
HomeGravidez10 alimentos para combater o enjoo matinal e a azia na gravidez
enjoo matinal
enjoo matinal
s

10 alimentos para combater o enjoo matinal e a azia na gravidez

Se você está nos primeiros meses de gestação, provavelmente está passando por essa situação: enjoo matinal e azia constante.

Alteração hormonal, fadiga e a sensibilidade olfativa estão entre fatores para esses sintomas tão comuns entre as mamães.

Como amenizar o enjoo matinal?!

Para ajudar a passar por essa período desconfortável, listamos 10 alimentos que irão ajudar as mamães de plantão na hora do enjoo.

1 – Banana

Rica em vitamina B6 (ajuda a evitar enjoos) e em potássio (ajuda no combate ao vômito), a banana pode ser uma grande aliada.

O potássio também é importante para o nosso organismo pois ajuda a manter os batimentos cardíacos em níveis normais  e a regular os níveis de acidez no sangue.

enjoo matinal

2 – Verduras verdes escuras

Espinafre, brócolis, agrião e rúcula são alimentos que auxiliam no esvaziamento gástrico e ajudam na diminuição dos enjoos. Além disso, eles são ricos em ácido fólico, um nutriente muito importante para as mulheres grávidas.

O ácido fólico ajuda no desenvolvimento do feto e na formação do tubo neural.

enjoo-matinal

3 – Caqui e abacaxi

Essas frutas tropicais ajudam a aliviar a ânsia de vômito e também são fontes de vitamina C, que é essencial para o fortalecimento da placenta e do sistema imunológico.

enjoo matinal

4 – Gengibre

O gengibre é um ótimo remédio caseiro para estimular a digestão.  Pode ser consumido na forma de chá, no preparo do suco ou em balas.

enjoo matinal

5 – Bebidas ácidas

Muitas mulheres relatam que se sentem melhor ao consumir bebidas ácidas e geladas, como limonada ou chá. Usar o limão para temperar a comida também pode ser uma ótima maneira de minimizar os enjoos e vômitos.

enjoo matinal

6 -Torradas e biscoitos de água e sal

Conhecidos como carboidratos de fácil digestão, esses alimentos são ideias para serem consumidos no período da manhã e serão grandes aliados contra o enjoo matinal.

enjoo matinal

7 – Iogurte natural

Seguindo a linha da fácil digestão, ele ainda pode ajudar na melhora intestinal. Com o trânsito intestinal mais rápido, as chances de sentir azia são reduzidas.

enjoo matinal

8 – Suco de Pêra

Semi-ácida e rica em vitaminas A, B e C, assim como sais minerais, como sódio, potássio, cálcio e ferro, a pera ajuda a diluir o ácido estomacal e a aliviar o desconforto e a queimação causados pela azia.

Bata no liquidificador com água e algumas gotinhas de limão.

enjoo matinal

9 – Maçã vermelha

Conforme a gestação avança, a azia pode se tornar ainda mais intensa. Para aliviar a sensação ruim, o recomendado é comer maçãs vermelhas bem adocicadas, que ajudam a regular a acidez estomacal.

enjoo matinal

10 – Água

Manter-se hidratada é primordial para que os hormônios e as funções dos órgãos estejam em equilíbrio, além de ajudar nos enjoos. Lembre-se: leve sempre uma garrafinha de água com você.

enjoo matinal

Leia Mais:

Chocolate na gravidez: Pode comer?

Nutrição para gestantes: Seu filho é o que você come

Crudivorismo na gravidez: Conheça a dieta da Mayra Cardi

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário