a
HomeA Grão de Gente na mídiaOutubro Rosa: Grão de Gente promove conscientização sobre o câncer de mama
Outubro Rosa
Outubro Rosa
s

Outubro Rosa: Grão de Gente promove conscientização sobre o câncer de mama

 

Foi com palestras nas sedes de Santos e Jacutinga que a Grão de Gente abriu as portas para o movimento do Outubro Rosa, se unindo à campanha de conscientização sobre o câncer de mama. Com presença da presidente do Instituto Neo Mama, Gilze Maria Costa Francisco, o primeiro evento do Projeto Sou Canguru alertou sobre a importância do autocuidado e diagnóstico precoce da doença. Vamos conferir?

Outubro Rosa

Outubro Rosa na Grão de Gente

Câncer de mama: A importância do autocuidado

“Quem aqui conhece alguém que teve câncer de mama?”. Foi com essa pergunta que a enfermeira Gilze Maria Costa Francisco deu início a uma palestra de Outubro Rosa para colaboradores da Grão de Gente, em prol da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Outubro Rosa

Com muitas mãos levantadas, o evento promoveu um debate sobre o impacto da doença na vida social da mulher e da família, além da importância do autocuidado. “Sempre alguém conhece alguém ou sabe de alguém que teve câncer de mama. É uma doença que agride o símbolo máximo de feminilidade e de nutrição da mulher”, apontou Gilze, portadora de câncer de mama, e presidente do Instituto Neo Mama, organização precursora do movimento Outubro Rosa no Brasil.

Outubro Rosa

Casos na família representam apenas de 10% a 15% dos casos

Além de falar do diagnóstico precoce e do autoexame, principais pontos que encabeçam o Outubro Rosa, a palestra derrubou alguns mitos sobre a doença, como o papel discreto da herança familiar.

“Apenas de 10% a 15% dos casos têm ligação com outros casos de câncer de mama na família”, afirmou Gilze, que é paciente de câncer de mama e faz parte dos 85% que não têm casos em familiares.

Outubro Rosa

Fatores de risco e autocuidado

Gilze destacou que o câncer de mama não tem prevenção (palavra que vemos muito durante o Outubro Rosa, como forma de suavizar o tema) e sim diagnóstico precoce.

Por isso, a palavra “autocuidado” foi bastante falada durante o evento, pois é com esse “olhar para si” que a mulher consegue maiores chances de cura em um diagnóstico precoce. “O câncer de mama não dói, não traz sintomas e não tem como prevenir. Então, nossa única arma é realmente o diagnóstico precoce – preferencialmente em exames, pois no autoexame o tumor já está grande”.

Outubro Rosa

Por isso, Gilze fala em autocuidado, que faz a mulher olhar para si e ter a consciência de não pode postergar os exames e as consultas médicas, além de manter um estilo de vida saudável.

Entre os hábitos e situações que podem contribuir para o aparecimento precoce do câncer, Gilze destacou a exposição à radiação (inclusive a solar), reposição hormonal sem acompanhamento médico, abuso de fumo e álcool, uso indiscriminado de pílula do dia seguinte, estresse e o atual panorama da mulher na sociedade, que tem cada vez menos filhos e menstrua mais.

Gilze também instigou o papel de pessoas e relacionamentos tóxicos na essência da mulher, trazendo estresse e negatividade. “É importante que tenhamos a consciência que somos importantes, amadas e fundamentais na vida de muitas pessoas. Que possamos deixar ‘pra lá’ o que pode ser deixado. Vamos parar de gastar tanta energia com pessoas e situações que não nos fazem bem”.

Colaboradores apoiam iniciativa

Com mais de 160 mulheres em seu quadro de colaboradores, a palestra surpreendeu os funcionários da Grão de Gente, que entenderam a importância do autocuidado. “Apesar de estarmos em um mundo com muita informação, não paramos para olhar pra gente. A palestra foi um importante alerta para cuidarmos da nossa casa, que é o nosso corpo”, declarou Bruna Gabriel, supervisora de atendimento da Grão de Gente.

Outubro Rosa

Entre os homens, o evento também foi bem recebido. Recém-chegado à empresa, no setor de Marketing, Ygor Andrade viu a iniciativa como uma importante ação de responsabilidade social da Grão de Gente entre as colaboradoras. “Não é apenas vender produtos, nós realizamos sonhos. Por isso é importante que a empresa traga ações contínuas para engajar os colaboradores em causas importantes como essa”, apontou.

Outubro Rosa

Sou amor. Sou coragem. Sou Canguru!

A campanha do Outubro Rosa foi o primeiro evento do Projeto Sou Canguru, iniciativa da Grão de Gente que visa a humanização do atendimento com personagens. A missão da empresa é compartilhar sentimentos e trazer mais amor para o mundo!

Outubro Rosa

“Estou sem palavras para o evento. É muito importante ver que ainda existem pessoas que se preocupam com o outro. Temos sempre que ter empatia, ainda mais em situações tão sensíveis como essa. Fiquei emocionada!” declarou Beatriz Muniz, líder do setor de logística da Grão de Gente.

Outubro Rosa

Os personagens do Projeto Sou Canguru serão embaixadores de ações futuras da empresa, que atenderá famílias em situações delicadas, em asilos, hospitais, maternidades, UTI neonatal, entre outros locais que precisam dessa troca de sentimentos, além de fortalecer a missão da empresa em ajudar e realizar sonhos.

Leia mais

Amamentação e autoexame ajudam a prevenir o câncer de mama

Agosto Dourado: um mês dedicado ao Aleitamento Materno

Prevenção contra o câncer de mama

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário