a
HomeA Grão de Gente na mídiaGrão de Gente participa da revitalização de alojamento materno-infantil penitenciário
alojamento materno-infantil
alojamento materno-infantil
s

Grão de Gente participa da revitalização de alojamento materno-infantil penitenciário

A gravidez é um momento repleto de emoções, sonhos e descobertas, que merece ser aproveitado de forma tranquila e feliz! Mas como seria vivê-la dentro de uma penitenciária?! 

Pensando na humanização dessa jornada, a Grão de Gente reafirmou sua missão de realizar sonhos, participando da entrega do novo alojamento materno-infantil do Centro Prisional Feminino de Cariacica, no Espírito Santo.

alojamento materno-infantil

Grão de Gente decora alojamento materno-infantil do Centro Prisional Feminino

Tudo começou com a ideia de uma mãe, a diretora do Centro Prisional Feminino de Cariacica, Gracielle Sonegheti Fraga. “O alojamento já existia há nove anos,  mas precisava de uma reforma, para criar um ambiente lúdico. Mas o sonho era pequeno, algo simples, que se tornou esse grande projeto”.

Atendendo quase 600 presas, o Centro Prisional Feminino de Cariacica, que fica na região metropolitana de Vitória, tem uma proposta humanizada, na qual as internas realizam atividades e cursos, preparando-as para a reinserção no mercado de trabalho.

alojamento materno-infantil

Comunicação / Sejus

Ao conhecer o projeto, a equipe da Grão de Gente logo aceitou o convite, criando ambientes pra lá de especiais com diversas coleções exclusivas! “A empresa começou com o intuito de ajudar uma pessoa, lá no comecinho em 2012. Chegamos aqui pensando em ajudar e saímos aprendendo e ganhando muito mais!” comentou, emocionada, a diretora de marketing, Luciana Ferro.

Decoração lúdica e aconchegante

O novo alojamento materno-infantil tem cinco quartos, uma brinquedoteca e uma sala de amamentação, que proporcionará para mamães e seus bebês momentos de conexão e carinho com os pequenos.

alojamento materno-infantil

Criando uma decoração lúdica e aconchegante, foram usadas peças das coleções: Patchwork Rosa, Trança Poá Azul, Amiguinhos Safári e Bosque Encantado.

alojamento materno-infantil

Os ambientes ganharam décors personalizadas, feitas pelas funcionárias e pelas próprias detentas, que atuaram como voluntárias no projeto de revitalização do espaço.

alojamento materno-infantil

Um exemplo foi a coleção Trança Azul, que foi lindamente combinada com os bichinhos da coleção Amiguinhos Safári. Um verdadeiro encanto!

alojamento materno-infantil

Maternidade no sistema prisional

Há um ano e oito meses no Centro Prisional Feminino de Cariacica, Daniela Cardoso, 35 anos, foi uma das detentas que passou pelo alojamento materno-infantil. Detida por associação ao tráfico de drogas, Daniela só descobriu a gravidez depois de presa.

“A princípio eu fiquei muito aflita, apreensiva, preocupada pela situação que eu me encontrava. As oportunidade de trabalho e o cuidado oferecidos aqui ajudaram a me tranquilizar”, destaca.

Hoje, a pequena Emanuelle está com 11 meses e visita quinzenalmente a mãe. “Eu espero para o futuro dela, e dos meus outros filhos, oportunidades e uma perspectiva de vida bem melhor! Que eles façam a diferença”, afirma emocionada.

Quem também passou por essa experiência foi Marcela Rodrigues da Silva, 27 anos, mãe de Isabele, que tem apenas um mês. Presa há oito meses, a jovem passou toda a gestação na penitenciária. 

“Nada é melhor que a nossa casa, mas esse espaço tranquilo do alojamento vai me ajudar. Espero que a Isabele seja uma pessoa totalmente diferente do que eu fui, que ela faça diferente” destaca Marcela.

Como funciona o alojamento materno-infantil

No alojamento materno-infantil, bebês e lactantes recebem acompanhamento psicológico, de assistentes sociais, médicos e enfermeiros. A Lei de Execuções Penais garante a permanência dessas crianças em presídios por no mínimo seis meses e/ou até os sete anos de idade, quando há estrutura para creche. 

Na prática, antes de completar um ano, a guarda provisória é concedida a partir do interesse do familiar, em concordância com a interna responsável, já que há casos em que o pai da criança também cumpre pena por algum crime.

alojamento materno-infantil

Leia mais:

Caminhão Solidário doa móveis para Comunidade do Vidigal

Roberta Rodrigues participa do Caminhão Solidário Grão de Gente 2018

Dia dos pais especial: Papais marcam presença no Caminhão Solidário

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário