a
HomeBebêA visão do bebê: como os recém-nascidos enxergam
A visão do bebê
A visão do bebê
s

A visão do bebê: como os recém-nascidos enxergam

Os recém-nascidos enxergam o mundo de uma forma diferente dos adultos – literalmente. Além da vida fora da barriga ser uma grande novidade para o bebê, nos primeiros dias de vida, as estruturas da visão do bebê ainda estão se desenvolvendo e, por isso, os recém-nascidos enxergam o mundo de uma outra forma.

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Psicologia de Oslo, na Noruega, e conduzido pelo professor Svein Magnussen revelou que, diferente do que muitos pensavam, os bebês de apenas 2/3 dias de vida conseguem identificar o rosto da mãe e, inclusive, expressões faciais a uma distância de 30 centímetros. Quando a distância passa para 60 centímetros, a imagem fica mais turva e o bebê tem dificuldade de assimilar rostos e expressões. Quando o espaço é aumentado para 120 centímetros, o bebê enxerga apenas um borrão e não consegue assimilar rostos e expressões faciais.

 

A visão do bebê. Veja como os recém-nascidos enxergam

Demonstração de como os bebês enxergam. (Foto: Divulgação/ Professor Bruno Laeng/ UiO)

 

Baseados nesses resultados, os especialistas concluíram que 30 centímetros é o limite dos recém-nascidos para enxergar nitidamente. De acordo com o professor Svein Magnussen, o ponto alto da pesquisa foi a utilização de imagens em movimento. “Anteriormente, quando os pesquisadores tentaram estimar exatamente o que os bebês enxergam, usaram invarialmente fotografias. Mas o mundo real é dinâmico. Nossa ideia foi usar imagens em movimento”, declarou.

O estudo foi baseado em técnicas de simulações modernas com ideias já consolidadas sobre o funcionamento da visão dos bebês – principalmente, ideias divulgadas em estudos comportamentais feitos nos anos 80. Esse é o primeiro estudo que passa uma estimativa concreta da informação visual disponível para um bebê recém-nascido.

Curiosidade: a capacidade do bebê de enxergar detalhes menores e com maior clareza e nitidez melhora a partir dos três meses e, claro, continua melhorando com o passar do tempo.

 

Estimule a visão do bebê

Alguns estímulos são capazes de aprimorar os sentidos do bebê. No caso da visão, você pode ficar bem perto do bebê ao conversar com ele, oferecer brinquedos de cores fortes e contrastantes e pendurar móbiles no berço. Quando o bebê estiver maiorzinho, próximo aos três meses, uma boa forma de estimular o olhar do pequeno é brincando de esconder o rosto. Essas são apenas algumas formas de ajudar o seu pequeno a aprimorar os recursos visuais.

 

Leia também:

Estímulos para bebês: confira nossas dicas

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário