Vacinação em crianças: OMS recomenda uso da Pfizer e garante que é seguro
Se você tem uma criança em casa, já deve ter visto que a vacinação em crianças começou para a faixa etária de 5 e 11 anos. Mas, são tantas notícias sobre o assunto que é comum os pais ficarem em dúvida sobre a segurança da vacina.
Vacinação em crianças é segura?
Apoiada em evidências consistentes e estudos internacionais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso da dose pediátrica da Pfizer contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos, garantindo que o imunizante é seguro para este grupo.
A recomendação aconteceu após o Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (Sage, na sigla em inglês) sobre imunização realizar uma reunião para avaliar a vacina. O imunizante já está liberado para uso em pessoas com 12 anos ou mais.
Qual é a dose segura para vacinação em crianças?
Você sabia? A dosagem recomendada para as crianças é de 10 microgramas, em vez dos 30 microgramas oferecidos a pessoas com 12 anos ou mais.
Vale lembrar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária também aprovou o uso da CoronaVac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, desde que não tenham problemas no sistema imunológico.
Covid-19 é a segunda causa de morte em crianças
Desde o início da pandemia, mais de 1.400 crianças já morreram devido à doença no Brasil. Por isso, a vacinação em crianças é tão importante.
Lembre-se! Vacinas salvam vidas, mas não impedem completamente a transmissão. Por isso, é essencial continuar usando máscaras, evitar aglomerações, lavar bem as mãos e usar álcool em gel sempre que possível. Continue cuidado de você e da sua família!
Leia mais:
Vacina causa autismo: mito ou verdade?
Dor da vacina: 5 dicas para aliviar os sintomas no bebê
Ministério da Saúde divulga novas recomendações sobre a vacina covid para grávidas