a
HomeBebêTummy Time: O que é e por que é tão importante para o bebê?
tummy time
tummy time
s

Tummy Time: O que é e por que é tão importante para o bebê?

Você sabe o que é Tummy Time? É um termo em inglês para aquele momento tão simples que faz parte do cotidiano dos bebês: ficar de barriguinha para baixo! Não existe uma tradução específica para essa expressão, o mais próximo seria: brincar de bruços.

Esse simples costume, muitas vezes praticado de forma instintiva pelos papais, traz muitos benefícios para o desenvolvimento motor dos pequenos, sabia? Deixar o bebê de barriga para baixo pode ser um grande estímulo para novas descobertas! 

tummy time

Antes de começar a explicar mais sobre o assunto, um alerta essencial: certifique-se que o bebê está bem disposto e acordado! Durante o Tummy Time, o pequeno deve estar sob supervisão o tempo todo.

Outra orientação é que, segundo a  Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a criança deve dormir de barriga para cima, principalmente, até os 4 meses de idade. Depois desse período, caso ela consiga virar e desvirar sozinha, a situação é diferente.

Por quê deixar o bebê de bruços? 

Apesar de simples, essa prática oferece muitas vantagens para o bebê! Ficar de barriga para baixo é equivalente a um grande exercício físico para os pequeninos, já que fortalece diversos músculos. Confira os benefícios do Tummy Time:

tummy time

–  Fortalece a musculatura do pescoço, já que melhora o controle da cabeça e também ajuda na evolução do sistema cognitivo, porque o bebê começa a naturalmente levantar a cabecinha e assim, perceber o mundo ao seu redor! 

– Previne a Síndrome da Cabeça Chata.

– Fortifica os braços e mãozinhas para o momento de engatinhar e segurar objetos.

– Ajuda no desenvolvimento de músculos do quadril e fortalece a região abdominal, o que ajuda em problemas como cólicas e alivia o desconforto ocasionado por gases e prisão de ventre.

– Desenvolve a postura, alinha a coluna e tonifica a musculatura das costas!

Todos esses gestos parecem triviais, mas são marcos super importantes para o crescimento pleno dos bebês, estimulando atividades fundamentais como sentar, engatinhar e andar.

tummy time

O que acontece quando o bebê fica de barriguinha para baixo? 

Nessa posição, o pequeno sente a necessidade de levantar o pescoço para observar ao redor! Primeiro, o pequeno usa os antebraços como apoio e depois as mãos. Com o tempo, ele aprende a se apoiar na barriguinha e assim, o bebê fica na posição quatro apoios! A postura necessária para ele conseguir engatinhar.

tummy time

Como praticar o Tummy Time?

No início, brincar de bruços pode não ser agradável para alguns bebês! Por isso, comece com alguns segundos, depois alguns minutinhos, até acostumar com a posição. Caso o pequeno se sinta desconfortável, é melhor parar e tentar de novo mais tarde! Não tenha pressa. À medida em que recém-nascido vai crescendo e se fortalecendo, ele vai curtindo ficar mais de bruços e as sessões de Tummy Time podem aumentar de tempo. 

tummy time

Algumas dicas para fazer o Tummy Time de forma segura e correta 

Papais, a cama de vocês não é uma boa! Escolha uma superfície firme e reta, que não apresente nenhum risco de quedas. Pode ser até no chão com algum tapetinho macio. Nesse momento, vale utilizar brinquedinhos, espelhos e livros para instigar a curiosidade do seu amor!

tummy time

Para começar, uma dica divertida é brincar de “aviãozinho” com o pequeno. Dessa forma, ele vai acostumando no colo a ficar de barriga para baixo. Deixar o bebê sob a barriga da mamãe ou do papai também é uma maneira interessante para ele desenvolver esse costume. Lembrando que nesses casos, é preciso prestar bastante atenção, já que não é tão seguro quando ele está no chão!

Uma informação importante: para deixá-lo de bruços, espere pelo menos 40 minutos depois da mamada!

Acessórios para “ajudar” no desenvolvimento do bebê são necessários?

Algumas famílias ainda utilizam andadores e outros equipamentos para “incentivar” um crescimento psico-motor mais rápido. Mas em vez de ajudar, esses itens fazem a criança pular etapas de desenvolvimento, evitando que ela engatinhe e levando mais tempo para ela ficar de pé!

tummy time

Esses acessórios não ajudam em nada, pelo contrário! Limitam e distraem o bebê nessa fase tão importante de aprender a controlar os próprios movimentos. Essa sensação de “pseudo-segurança” que o andador transmite para os pequenos atrapalha o desenvolvimento de uma musculatura saudável, que se forma a partir da movimentação voluntária que o bebê executa no início da vida.

Por isso, o Tummy Time é tão importante! Ao ficar deitadinho de barriga para baixo, o pequeno fica livre para se desenvolver em seu próprio ritmo! Dessa forma, ele vai se fortalecendo, explorando e conhecendo seus movimentos com segurança e iniciativa própria.

Leia mais:

5 dicas para cuidar do cordão umbilical do recém-nascido

Bebê bateu a cabeça: O que fazer?

Cama compartilhada: pode ou não pode?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário