a
HomeBebêVocê conhece o teste da linguinha? Saiba por que fazer o exame é essencial
shutterstock_788470918
shutterstock_788470918
s

Você conhece o teste da linguinha? Saiba por que fazer o exame é essencial

Logo que o bebê nasce, uma bateria de exames é feita para diagnosticar o mais cedo possível algumas doenças. Isso faz toda a diferença nos primeiros cuidados com os pequenos, principalmente porque quanto antes começar o tratamento, maiores são as chances de recuperação total! Testes como o do pezinho, da orelhinha e do olhinho são alguns dos mais conhecidos, mas você já ouviu falar no teste da linguinha?

 

O que é o teste da linguinha?

teste da linguinha

Chamado de protocolo de avaliação de frênulo lingual em bebês, o teste da linguinha é um exame feito em crianças de até 6 meses, normalmente antes da alta após o nascimento. Ele é gratuito pelo SUS e pago em clínicas, assim como os outros exames. Obrigatório desde 2014 no Brasil, ele é capaz de diagnosticar a presença da “língua presa”, definindo um grau de limitação dos movimentos do músculo.

teste da linguinha

A presença da língua presa nos bebês deve ser diagnosticada para evitar dificuldades nas funções de sugar e engolir o leite materno, por exemplo. Além dos problemas na sucção da mamada, a língua presa também pode ser percebida quando o bebê machuca o bico do peito da mãe, provocando o desmame precoce. Mais tarde, a criança pode ter dificuldades em passar o alimento de um lado para o outro na boca e apresentar problemas de fala. Sendo assim, o diagnóstico precoce pode ajudar mães e pais a buscarem tratamento o quanto antes.

 

Meu bebê tem língua presa. O que fazer?

teste da linguinha

Exemplo de frênulo de um bebê com língua presa.

Depois do teste da linguinha, caso seu bebê tenha língua presa, o que você deve fazer é seguir as orientações médicas para o caso específico de seu filho. Para alguns, um fonoaudiólogo é capaz de melhorar o quadro apenas com exercícios. Já para outros, a frenectomia deve ser feita. Isso significa que o médico fará um pequeno corte no frênulo da língua. O procedimento dura cerca de dez minutos e é feito em consultórios, com anestesia local, sem necessidade de internação.

Para mais informações, acesse o site oficial do teste da linguinha.

 

Leia mais

Dia Nacional do Teste do Pezinho: O primeiro passo para uma vida saudável

Teste da orelhinha pode salvar seu bebê

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário