a
HomeBebêO que é o terror noturno no sono da criança?
terror noturno
terror noturno
s

O que é o terror noturno no sono da criança?

Parece até um título de filme, mas o terror noturno é um distúrbio do sono que atinge crianças de 3 a 8 anos, principalmente do sexo masculino. 

Durante os episódios, que duram de alguns segundos até poucos minutos, a criança pode sentar na cama, gritar, abrir os olhos, correr pela casa e chorar inconsolavelmente sem acordar, não se lembrando de nada no dia seguinte. 

terror noturno

Por mais que seja super assustador para os pais, o terror noturno tende a desaparecer de forma natural conforme o pequeno cresce. Reunimos informações super importantes com a consultora materno-infantil Ariadne Annibal para que você saiba o que fazer nessa fase.

Quais são as causas do terror noturno?

A causa exata do terror noturno ainda não é conhecida, mas acredita-se que esteja ligada a uma fase de desenvolvimento em que acontece um estímulo exagerado no sistema nervoso central durante o sono. 

O período costuma ocorrer na fase pré-escolar e, apesar de causar espanto, o terror noturno não representa risco para a saúde da criança. O estado de transe dura até 15 minutos e depois a criança retoma ao sono normal.

Segundo Ariadne, o distúrbio também pode se manifestar se a criança tiver uma rotina inconsistente, como efeito colateral de algumas medicações, algum episódio de stress que ela tenha sofrido ou está vivenciado. Além disso, a chance é maior quando pais e avós apresentaram sonambulismo ou terror noturno na infância. 

terror noturno

Qual é a diferença entre terror noturno e pesadelo?

Os sonhos e pesadelos acontecem durante o chamado sono REM, o último estágio do sono. Já o terror noturno ocorre no sono NREM, fase que existe descanso profundo e menos atividade neural, em que a criança dificilmente acorda por conta própria mesmo com outros órgãos despertos.

Por isso é que as pessoas se lembram dos sonhos ou pesadelos que tiveram, enquanto os que apresentam terror noturno nunca fazem ideia do que se passou durante a noite. 

Dessa forma, a hipótese mais aceita é a de que esses episódios têm a ver com o desenvolvimento do sistema nervoso central. É como se o cérebro ainda não estivesse suficientemente maduro para realizar a transição entre o sono e o despertar. 

terror noturno

Outros sintomas e frequência

Taquicardia, suor excessivo e respiração ofegante são outros sinais do distúrbio, além da criança falar coisas desesperadas, difíceis de serem compreendias e sem significado lógico.

A frequência do terror noturno varia bastante. Uma criança pode ter dois eventos em uma semana e ficar um mês sem manifestar o problema. 

Como se comportar diante disso?

De acordo com Ariadne, o ideal é que os pais não tentem acordar a criança, apenas fiquem por perto para dar suporte até a criança voltar a dormir. Além disso, é importante:

  • Evitar situações de stress;
  • Proporcionar momentos calmos e relaxantes próximos à hora de dormir;
  • Manter uma rotina consistente no dia a dia da criança;
  • Começar a dormir mais cedo;
  • Conversar sobre situações que estejam afligindo a criança a procurar acalmá-las;
  • Prestar muita atençāo ao que os pequenos assistem na TV, evitando programas com conteúdo violento;
  • Ensinar técnicas simples de respiração e meditação;
  • Certificar-se de que o seu filho está descansando o suficiente.

No caso de crianças que caminham adormecidas, não deve haver obstáculos ou objetos pontiagudos no quarto. O acesso a escadas e janelas também deve ser obstruído. 

terror noturno

Há casos considerados graves?

Sim, porém são bastante raros. Existem crianças que tem dois ou três episódios por noite e passam a apresentar sintomas de privação de sono. Durante o dia, elas têm febre, sonolência, irritação e ficam mais vulneráveis a doenças. Nesse caso, é necessário procurar ajuda médica.

 

Leia mais:

Sociedade Brasileira de Pediatria lança manual sobre o uso de telas e excesso de tecnologia na infância

Efeito vulcânico no sono do bebê: o que é e como evitar

Rotina de sono do bebê contribui para noites tranquilas

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário