a
HomeBebêTemperatura do banho do bebê: qual é a ideal?
Temperatura do banho do bebê
Temperatura do banho do bebê
s

Temperatura do banho do bebê: qual é a ideal?

A chegada de um recém-nascido tão frágil e pequenininho costuma despertar uma sensação de insegurança nos pais na hora do banho, afinal, qual será a melhor temperatura do banho do bebê? 

Realmente, é um fator muito importante. Os bebês podem se queimar com mais facilidade do que adultos por causa da pele fina e do tamanho da massa corporal. Mas muita calma, vamos te explicar qual é a temperatura ideal da melhor forma, tá bom? Continua com a gente!

Saiba qual é a temperatura do banho do bebê correta:

Temperatura do banho do bebê

Para começar, é preciso entender que vale o bom senso. É importante considerar se o dia está mais quente ou mais frio e o horário do banho. O recomendado é que a água esteja entre 36 e 37 graus e que o banheiro também tenha uma temperatura amena, para que não haja tanta diferença ao tirar o bebê da banheira. 

Para conferir se a temperatura do banho do bebê está correta, existem duas opções: usar um termômetro específico para isso ou colocar a parte inferior do antebraço – aquela onde a pele é mais macia – e sentir se a água está morna. Faça isso ANTES de colocar o bebê, certo? Nada de acrescentar água fria ou quente quando a criança já estiver lá dentro. Também não prolongue o banho para a água não esfriar.

Primeiro água fria, depois a quente

Para encher a banheira, primeiro deve ser colocada a água fria e depois a quente, até atingir a temperatura ideal. Misture bem as águas por toda a banheira. O ideal é que haja líquido suficiente para o bebê flutuar. Uma boa dica para medir o nível da água é perceber quando está batendo no umbigo da criança. 

E se errar?

Não se preocupe, a maternidade/paternidade é um eterno aprendizado, mas não é tão difícil identificar quando a água está morninha. Com o tempo, seu bebê demonstrará as preferências dele. É só observar quando ele parecer mais calmo. O pequeno pode dar alguns sinais: se a água estiver muito quente, ele vai chorar assim que molhar os pezinhos. Se estiver muito fria, sua boquinha poderá ficar acinzentada.

Na dúvida, comece colocando o bebê na banheira pelos pés e não pelo bumbum. 

Temperatura do banho do bebê

E aí, as dicas te ajudaram? Conta pra gente como é a hora do banho aí na sua casa: o bebê gosta ou chora bastante?

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online para as mamães mais bem informadas. Inscreva-se no curso “Cuidados com o recém-nascido e o desenvolvimento do bebê”, com dicas incríveis para a maternidade, quando chega em casa e até introdução alimentar do bebê. São vagas limitadas!

Leia mais:

Álcool em gel em crianças: pode ou não pode?

Picos de crescimento do bebê: como identificar?

Assaduras de bebê: dicas para prevenir e tratar

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário