a
HomeBebêGuia do sono do bebê: tire suas dúvidas aqui!
sono do bebê
sono do bebê
s

Guia do sono do bebê: tire suas dúvidas aqui!

Quando um bebê não consegue dormir, logo vem aquela angústia, né?! É fato: o sono do bebê é uma das maiores preocupações dos pais, principalmente os de primeira viagem. Além disso, ele também mexe com a rotina de toda família! 

Para esclarecer de vez todas as dúvidas e também compartilhar algumas dicas super importantes, conversamos com a educadora integrativa do sono infantil, Ariadne Annibal.  Confira!

Fatores que atrapalham o sono do bebê:

1.Desconforto físico 

Cólica, fome, alergia, refluxo, calor ou frio, dor de cabeça ou ouvido. Esses costumam ser os motivos mais comuns que atrapalham o sono do bebê.

Vale lembrar que o recém-nascido ainda não tem um padrão de sono estabelecido. Ele dorme a maior parte do tempo, passando pouco tempo acordado (em média 1h30, 2h até a necessidade de dormir novamente).

sono do bebê

Por isso, descobrir o que está  atrapalhando o sono do bebê é fundamental para que o pequeno tenha suas merecidas horas de descanso, afinal o sono é extremamente importante para o desenvolvimento dos bebês e das crianças. 

“É durante o sono que eles assimilam todos os aprendizados, consolidam novas habilidades e, pensando em crescimento físico, é no sono noturno que os hormônios responsáveis pelo crescimento são produzidos. Também é importante para o fortalecimento do sistema imunológico.” explica Ariadne. 

2.Agitação e estresse

O ideal é que todos os aspectos relacionados ao bebê sejam levados em consideração, como por exemplo: como está a amamentação/alimentação, se o recém-nascido é exposto ao sol e se tem contato com a natureza, se realiza as atividades pertinentes à idade, se suas necessidades emocionais e afetivas são atendidas, se o ambiente de sono está adequado… e daí por diante. 

Percebeu como cada detalhe precisa ser levado em consideração quando falamos do sono do bebê?

 3.Excesso de luz 

Principalmente à noite, os bebês devem dormir em um ambiente escuro e silencioso! Não precisa deixar o abajur ligado ou a luz do corredor acesa, mamãe!

sono do bebê

Eles não nascem com medo do escuro, viu? A claridade atrapalha o funcionamento do relógio biológico interno, pois dificulta que o pequeno entenda que está de noite.

Dicas sobre o sono do bebê:

-Respeite a fase da exterogestação!

sono do bebê

“O recém-nascido passou nove meses acolhido, quentinho, ouvindo apenas o coração da mamãe. Assim, vir ao mundo pode ser realmente assustador! Por esse motivo, nós recomendamos que, para essa fase, seja dado muito colo, que a mãe amamente em livre demanda, faça bastante contato pele a pele com o bebê, sem se preocupar ainda com rotina e horários mais rígidos. O bebê nessa fase ainda não tem capacidade de entender e seguir uma rotina”, esclarece a educadora do sono.

-Rotina: a partir dos três meses de vida

“Só por volta dos três/quatro meses é que podemos começar a apresentar uma rotina muito simples, uma sequência de acontecimentos curta e marcante, sempre igual, principalmente no ritual pré-sono.” completa Ariadne.

Não tem uma fórmula mágica, pois cada bebê é único, não é mesmo? Por isso, observe e crie um padrão que funcione melhor para o seu amor e repita todos os dias.

-Aromaterapia

“É um ótimo auxílio para promover um ambiente mais calmo e ajudar o pequeno a relaxar. O óleo essencial de lavanda é o mais recomendado para o sono do bebê. Existe também o óleo essencial de camomila, que pode ser usado junto com a lavanda para auxiliar nos períodos de cólica”, explica Ariadne. E o melhor: ser utilizada desde a gestação!

-Menos telas e agitação na hora de dormir!

Essa dica é para guardar no coração e lembrar quando o bebê crescer! “As telas não são recomendadas antes dos dois anos, porém, caso seja utilizado, a criança não deverá ser exposta logo que acorda e pelo menos 2 horas antes de ir para a cama”, explica a terapeuta.

Qualquer hiperestimulação antes de dormir pode ser prejudicial ao sono, tornando-o fragmentado e agitado. É importante sempre que haja uma período de transição entre as brincadeiras e a agitação e a hora do descanso. 

sono do bebê

Afinal: quanto tempo o bebê precisa dormir?

O tempo de sono varia conforme o bebê e a criança vão crescendo. De acordo com a National Sleep Foundation, temos a seguinte média:

Recém-nascido: 14 a 17 horas por dia.

04 a 11 meses: 12 a 15 horas por dia.

1 a 2 anos: 11 a 14 horas por dia.

3 a 5 anos: 10 a 13 horas por dia.

Lembrando que esse é o total de horas nas 24 horas do dia, portanto divididos entre sono noturno e sonecas. A maioria das crianças ainda tira cochilos durante o dia até os três anos, outras mantém o soninho da tarde até os cinco anos.

Quer saber mais?

Conheça a Beabá Grão de Gente, nossa plataforma de cursos online especializada em levar conteúdo com responsabilidade e de qualidade para as futuras mamães. Inscreva-se no “Curso Cuidados com o Recém-nascido e Desenvolvimento do Bebê”! São sete módulos para te ajudar nessa fase!

 

Leia mais:

Manobra de Heimlich pode salvar o bebê engasgado 

O que é o terror noturno no sono da criança? 

Crise dos 4 meses: o que é a regressão do sono do bebê?

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário