a
HomeBebêTudo que você precisa saber sobre o sono do bebê até o primeiro ano
sono do bebê
sono do bebê
s

Tudo que você precisa saber sobre o sono do bebê até o primeiro ano

O seu bebê já está crescendo e com isso surgem muitas dúvidas sobre a melhor forma de fazê-lo dormir e criar uma rotina do sono. O sono do bebê é fundamental para o bom desenvolvimento da cognição dos pequenos. Os sonhos estimulam a imaginação e é nessa hora que o corpo e a mente assimilam todos os acontecimentos do dia enquanto relaxam e preparam as energias para o próximo dia. Por isso é tão importante estimular uma rotina saudável para o sono desde cedo!

Mesmo com tantos benefícios, fazer os bebês se acostumarem a reconhecer o dia e a noite é um trabalho que exige paciência e muita dedicação das mamães e papais.  No primeiro ano de vida, o sono do bebê está em fase de adaptação. Segundo a Pediatra e Neonatologista Lisiane Dresch, colaboradora do Alô Mamãe, a partir dos seis meses de vida o bebê já permanece mais tempo acordado, sabe diferenciar muito bem o dia e a noite e já é possível colocar algumas regrinhas para que todos em casa tenham noites melhores de sono.

sono do bebê

O sono do bebê é um dos momentos mais importantes para o desenvolvimento do corpo e do cérebro.

Aos 6 meses: seu bebê ainda está mamando à noite?

Aos seis meses de vida, já é possível reduzir as mamadas da madrugada, que são o maior desafio para as mamães. Procure amamentar seu bebê o mais tarde possível. O ideal é que isso aconteça antes de você dormir e gradualmente você poderá diminuir as mamadas do meio da noite, pois seu bebê não sentirá mais essa necessidade. Ele estará mais saciado durante a noite e passará a acordar com menos frequência.

Aos 9 meses: seu filho adormece sozinho à noite?

Fazer com que o bebê reconheça o próprio quartinho e berço é essencial para o desenvolvimento do sono do bebê. A rotina fica muito mais fácil dessa forma! Procure colocar seu filho para dormir direto no berço. Mesmo que no início essa missão pareça impossível, vale a pena tentar, aos poucos ele irá acostumar e você também poderá ter uma noite com mais descanso.

Aos 12 meses: seu filho dorme a noite toda?

Seu bebê já está crescidinho e com isso as interações entre a família aumentam, e as atividades do dia a dia também. Lembre-se que as brincadeiras e estímulos devem ser feitos durante o dia. Ao anoitecer, prefira brincadeiras mais calmas, histórias para ninar, e faça essas atividades no quartinho do bebê, para facilitar a locomoção do seu pequeno sonolento.

Dicas essenciais

Seu bebê deve manter uma rotina de dormir cedo e acordar cedo. É importante que ele não acompanhe o ritmo dos pais, já que as crianças têm necessidades muito distintas dos adultos em questão de sono e descanso. Lembre-se sempre de que os bebês ainda estão em fase de desenvolvimento.

Uma boa dica é dar um banho relaxante ao anoitecer, que pode ajudar o bebê a ficar mais calmo e se preparar para dormir. Caso ele ainda esteja com muita energia, coloque-o no quartinho, dentro do berço e reduza as luzes. Uma música suave pode ajudar também.

Lembre-se sempre de que o sono noturno é muito saudável e ele é um dos momentos mais importantes para o crescimento e desenvolvimento dos bebês! Por isso nós devemos proporcionar o máximo de conforto e dedicação a essa hora.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário