a
HomeBebê3 dicas essenciais para cuidar da saúde bucal do bebê
Saúde bucal do bebê
Saúde bucal do bebê
s

3 dicas essenciais para cuidar da saúde bucal do bebê

Você sabia que os cuidados com a saúde bucal do bebê devem começar antes mesmo dos primeiros dentinhos surgirem? Pois, é, mamãe! Essa limpeza é importante não só pela higiene da boca e gengiva da criança, mas para que também torne-se um hábito na vida do bebê.

Bebês precisam de cuidados especiais desde o primeiro momento de seu nascimento, até mesmo com a higiene oral. Muitas mamães podem achar que essa atenção é somente dada logo que nascem os dentes ou quando a introdução alimentar é iniciada. Sendo assim, confira a seguir 3 dicas essenciais para cuidar da saúde bucal do seu bebê.

1- Cuidados começam antes dos primeiros dentinhos

Os cuidados com a saúde bucal do bebê devem começar ainda recém-nascido, antes mesmo dos primeiros dentinhos surgirem. O Ministério da Saúde recomenda que seja feita a limpeza da gengiva, bochecha e língua.

Saúde bucal do bebê

Esse cuidado não precisa ser diário para os bebês que só recebem leite materno. Contudo, em bebês alimentados com fórmulas infantis, a limpeza pode ser feita diariamente, já que o alimento contém açúcar.

2- Utilize produtos específicos para a saúde bucal do bebê

A mãe pode limpar a boquinha do bebê com uma gaze ou fralda limpas e umedecidas em água filtrada ou fervida para remover os resíduos de leite. O cuidado pode ser diário caso note uma crosta na linguinha.

Ao surgimento dos primeiros dentinhos, a limpeza pode ter o auxílio de uma fralda ou gaze embebidas em solução de água oxigenada diluída, que diminui a quantidade de bactérias causadoras da cárie.

Para esta solução, misture uma colher de sopa de água oxigenada 10 volumes com quatro colheres de água filtrada ou fervida. Assim, umedeça a fralda ou a gaze nesta solução e passe em volta dos dentes uma vez ao dia e também durante o banho.

Saúde bucal do bebê

Outro item importante é a escova macia de cabeça pequena, porém, preste atenção à faixa etária da criança. O creme dental utilizado deve ser em pequena quantidade (como um grão de ervilha) e sem flúor.

Os produtos utilizados nessa limpeza também devem ser higienizados corretamente com água e sabão neutro para evitar o risco de proliferação de bactérias.

3- Una diversão com o momento de higiene!

A higienização bucal do bebê pode ser algo incômodo para ele, e ainda assim, deve ser uma obrigação. Para que não seja chato e estressante, a mamãe pode levar diversão para esse momento.

Mas, como? Conte histórias divertidas sobre o assunto, cante músicas, faça brincadeiras e traga brinquedos para a ocasião. Essa estratégia funciona desde pequenininho, viu? Assim, seu bebê começa a associar esse momento “chatinho” com algo mais divertido e até mesmo agradável.

Saúde bucal do bebê

E, lembre-se, mamãe! Como já mencionamos acima, todos esses cuidados devem começar antes de surgirem os primeiros dentinhos.

Outra dica importante: consulte o pediatra ou o odontopediatra se surgir algo incomum ou se esse processo de higiene for muito complicado. Esses profissionais poderão orientar sobre o que fazer.

A Beabá Grão de Gente

Você já conhece a Beabá? É a nossa plataforma de cursos 100% online! Se você quiser informações mais aprofundadas sobre a saúde bucal do bebê, confira o conteúdo exclusivo disponível no nosso curso “Cuidados com o recém-nascido e desenvolvimento do bebê”. 

Além desse curso, a Beabá conta com conteúdos sobre maternidade, gestação, parto, pós-parto, amamentação e nutrição. Todos os cursos são ministrados pelos melhores especialistas de cada assunto. Você pode acessá-los de qualquer lugar e qualquer hora. Conheça! Clique aqui ou na imagem abaixo e saiba mais!

Beabá Grão de Gente

Leia mais:

Dicas e cuidados: como se preparar para dar banho no bebê?

Como escolher um bom pediatra para seu filho e se preparar para a consulta?

Conheça os métodos de introdução alimentar para bebês

 

Siga-nos nas redes sociais e não perca nenhum post!

Facebook | Instagram | Pinterest | TikTok | Youtube

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário