a
HomeBebêAlimentaçãoEmbutidos são um risco para a saúde das crianças. Descubra por quê!
Menino comendo hot dog. Os riscos de crianças comerem embutidos.
Menino comendo hot dog. Os riscos de crianças comerem embutidos.
s

Embutidos são um risco para a saúde das crianças. Descubra por quê!

Os primeiros anos de vida de seu bebê serão fundamentais para o desenvolvimento dos hábitos alimentares que ele levará para o resto da vida. Por isso, atenção ao cardápio! Frutas, verduras e legumes devem ser introduzidos de acordo com as necessidades de cada fase, garantindo um prato colorido e diversificado. Para isso, fuja dos industrializados, principalmente dos alimentos processados e embutidos, como a salsicha, o presunto, o peito de peru, salame, mortadela, entre outros.

Para saber melhor sobre os riscos desses alimentos para a saúde dos pequenos, conversamos com Clarice Coberlini, Nutricionista Clínica Funcional do Alô Mamãe, que alerta: se esses alimentos devem ser evitados por adultos, mais ainda por crianças, que estão em fase de desenvolvimento pleno. “Alimentos embutidos não devem ser oferecidos às crianças, principalmente no primeiro ano de vida. São alimentos produzidos, muitas vezes, à base de sobras de outros alimentos cárneos. Após serem removidas as partes nobres das carnes, o que sobra, como pele, gorduras, cartilagens é destinado à produção dos embutidos”.

Clarice explica que esses ingredientes são triturados e moídos até adquirir uma consistência de purê. “São adicionados então vários produtos químicos e conservantes para chegar ao resultado que conhecemos. Além disso, os alimentos embutidos, em sua maioria, são ricos em gordura saturada animal, um tipo de gordura que tem efeito inflamatório no corpo humano, associada ao desenvolvimento de problemas cardíacos e dislipidemias”.

 

Conheça os componentes presentes em embutidos que podem prejudicar a saúde de seu bebê:

Glutamato Monossódico – é um realçador de sabor, e pode aparecer no rótulo dos alimentos como INS-621. O glutamato presente nos alimentos embutidos atua no sistema nervoso central e pode desencadear crises de enxaquecas em pessoas suscetíveis. Além disso, o Glutamato Monossódico sensibiliza as papilas gustativas de adultos e, principalmente, as das crianças, prejudicando sentir o gosto real dos alimentos.

Nitratos e Nitritos – utilizados para conservação, quando chegam ao intestino tornam-se potencialmente cancerígenos.

Estabilizantes – são aditivos alimentares que asseguram as características físicas de emulsões e suspensões. Sem os aditivos, a variedade de alimentos disponíveis e sua duração seriam muito reduzidas. Contudo, o uso de aditivos é um tema controverso, com alegações de que eles podem desencadear alergias e são tóxicos. Algumas pessoas são sensíveis a certos aditivos, especialmente corantes, e devem verificar os rótulos cuidadosamente para saber quais aditivos o alimento contém.

Xarope de Milho – Presente na maioria dos alimentos industrializados o xarope de milho é um dos responsáveis pelo sobrepeso em crianças, favorecendo o surgimento de diabetes, obesidade e redução da expectativa de vida.

Sobre Alô Mamãe

O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário