a
HomeBebêTudo o que você precisa saber sobre a respiração do bebê
respiração do bebê
respiração do bebê
s

Tudo o que você precisa saber sobre a respiração do bebê

A respiração do bebê pode preocupar e trazer muitas dúvidas para os papais de primeira viagem. É comum que a família fique impressionada com o ritmo e com os sons do recém-nascido, principalmente na hora de dormir, quando o pequeno está no bercinho.

Para ter noites mais tranquilas, reunimos informações essenciais para você ter certeza que o bebê está respirando bem enquanto dorme. Confira nossas as dicas!

rotina de sono

Como funciona a respiração do bebê?

Devido ao formato das vias aéreas, os bebês respiram mais pelo nariz, em uma frequência três vezes mais rápida que um adulto. Isso porque respirar é uma tarefa nova para os pequenos (e não tão fácil assim). Com o tempo, vai diminuindo e, por volta dos 9 ou 10 anos de idade, a criança já tem uma respiração mais parecida com a de um adulto.

A respiração do bebê também é irregular! Ou seja, algumas são mais fortes, profundas e rápidas, outras mais devagar, superficiais e lentas. Mas fique tranquilo! Esta falta de padrão é completamente normal nos primeiros meses, por isso, não se preocupe. 

Pode ser que o bebê fique, até mesmo, cerca de 10 segundos sem respirar. Acredite, isso também é normal! Logo após o período, ele retoma às respirações como se nada tivesse acontecido. 

sono do bebê

Como saber se o bebê está respirando corretamente?

A principal dica é observar a respiração do bebê atentamente! Com o tempo, a família vai perceber que ele faz ruídos comuns para dormir, mamar e brincar, por exemplo. Desse modo, os pais saberão quando algo não está normal. Confira alguns ruídos e comportamentos comuns dos recém-nascidos:

  • O peito subindo e descendo à medida que respira;
  • Espirros;
  • Sons da respiração mudando quando você muda de posição;
  • Ruídos respiratórios (bufar, soluçar, gorgolejar).

Quais são os sinais de uma respiração anormal?

Existem alguns sinais de alerta que os pais devem ficar atentos. Confira quais são:

  • Observe se as narinas estão muito dilatadas, indicando esforço para respirar;
  • Presença de gemidos intensos e constantes ao final de cada respiração;
  • Escute se ele emite chiados agudos ou a conhecida ‘tosse de cachorro’;
  • Perceba se as regiões da garganta e costela afundam quando o bebê inspira;
  • Observe se a respiração acontece mais de 60 vezes por minuto;
  • Veja se os músculos do peito e pescoço sobem e descem intensamente.

respiração do bebê

Caso você observe alguns desses sinais, é importante informá-los ao pediatra. Mas já adiantamos: nem sempre esses são indícios de problemas. A preocupação mais grave é quando o bebê fica mais de 10 segundos sem respirar e apresentar uma cor azulada ou arroxeada em torno da testa, nariz ou lábios. Nesse caso, é necessário procurar um serviço médico imediatamente, pois o bebê pode não estar recebendo oxigênio o suficiente.

Como checar a respiração do bebê enquanto ele dorme?

Geralmente, os pais de primeira viagem costumam conferir diversas vezes durante a noite se a respiração do bebê está correta. Não há regra nesse caso, e a família pode olhar seu filho quantas vezes quanto quiser. Com o tempo, os pais estarão mais seguros para deixar o pequeno relaxando sozinho até que ele acorde.

Para não atrapalhar o sono do bebê e ter certeza que ele está respirando, basta olhar o nível do peito e barriga, verificando se sobe e desce. Ao aproximar o ouvido da boca e nariz da criança, os pais também conseguem ouvir o som da respiração.

Atenção ao uso de babá eletrônica! Ela pode preocupar mais do que tranquilizar. É natural que o bebê faça barulhinhos ao dormir e, como o aparelho amplifica os sons, ele pode fazer com que os pais se levantem a toda hora para ver se está tudo bem com a criança.

respiração do bebê

Tem como prevenir a síndrome da morte súbita infantil? 

A síndrome da morte súbita infantil ou do lactente, mais conhecida como morte do berço, ainda é a principal causa de morte dos bebês com menos de um ano. Ainda não se sabe o que causa a síndrome com bebês saudáveis durante o sono.

Em 90% dos casos, o óbito ocorre antes dos seis meses de vida da criança, grande parte dos casos em países de clima frio. Mesmo não sendo a realidade do nosso país,  é importante conhecer como se prevenir dessa síndrome. Aqui estão algumas recomendações:

  • Antes dos seis meses, sempre coloque o bebê de barriga para cima no berço; 
  • Evite protetores de berço volumosos, pois eles também aumentam o risco de sufocamento;
  • Não exponha o bebê ao cigarro; 
  • Acostume o bebê a dormir mais no berço do que no colo;
  • Não agasalhe a criança em excesso.

Embora assustadora, a síndrome da morte súbita infantil é rara. Vale lembrar que é importante sempre visitar um pediatra para que ele examine seu bebê e esclareça todas as dúvidas.

respiração do bebê

Leia mais:

Bebê soluçando na barriga é normal?

Qual é a nota do seu bebê? Conheça o teste de APGAR

Mãos do bebê podem indicar estado emocional

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário