a
HomeBebêAlimentaçãoDar refrigerantes para bebês pode ter consequências desastrosas
Consumo de refrigerantes pode causar doenças como diabetes e osteoporose
Consumo de refrigerantes pode causar doenças como diabetes e osteoporose
s

Dar refrigerantes para bebês pode ter consequências desastrosas

Embora todos saibam que refrigerantes fazem mal à saúde, estudos indicam que impressionantes 56% dos bebês tomam refrigerantes na mamadeira, antes de um ano de idade. As consequências para estas crianças são muitas, e podem aparecer apenas quando forem adultos, em forma de deficiências ósseas e outros malefícios. Quem alerta é a nutricionista Clarice Corbelini, que faz um apelo: não deem refrigerante para seus bebês.

“Os pais tem uma missão mais do que importante na vida de um filho”, enfatiza Clarice. “São os responsáveis pela formação dos gostos e preferências desse novo ser humano habitante do planeta. Eu sempre falo em consultório que as crianças terão inúmeras oportunidades, ao longo da vida e por escolha própria, de consumirem alimentos considerados ‘junk food’. Então porque introduzir tão precocemente esses alimentos na vida do seu bebê?”

A nutricionista do site Alô Mamãe esclarece que os refrigerantes possuem quantidades elevadas de açúcar. “Algumas latinhas de 350 ml, e aqui incluo também os sucos e néctares de caixinha, chegam a ter em torno de 40 grama de açúcar, o equivalente a duas colheres de sopa cheias. Você consegue se imaginar ingerindo essa quantidade toda de açúcar?”

 

Refrigerantes são bomba de açúcar e aditivos

Consumo de refrigerantes pode causar doenças como diabetes e osteoporose

Consumo de refrigerantes pode causar doenças como diabetes e osteoporose

 

Vale ressaltar que a Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo diário máximo de 25 gramas de açúcar por dia, ou seja, quase metade do contido em uma lata de refrigerante. Clarice é enfática ao afirmar que o consumo de refrigerantes, especialmente desde bebê, pode levar a consequências desastrosas no futuro. “O consumo excessivo de açúcar é o principal fator para desenvolvimento de diabetes tipo II e resistência à insulina. Além de contribuir para o desenvolvimento da obesidade e todas as complicações advindas dela”.

Segundo Clarice, nosso corpo rejeitaria imediatamente esse açúcar todo se não fosse pela presença de uma substância chamada ácido fosfórico. “Todos os refrigerantes tem em sua composição o ácido fosfórico, que é adicionado com a finalidade de disfarçar o sabor extremamente doce. Tanto o açúcar quanto o ácido fosfórico acidificam o sangue. De uma forma compensatória, o organismo utiliza o cálcio dos ossos para diminuir a acidez sanguínea, favorecendo o surgimento de osteoporose. Um estudo feito com mulheres que ingeriam três latas de refrigerante por semana revelou que elas perderam, em média, 4% de massa óssea na região do quadril”.

 Com tantos malefícios, fica o alerta para que pais mantenham a bebida longe dos pequenos. Afinal, um produto feito à base de açúcar e aditivos químicos, sem nenhum componente benéfico ou ao menos inofensivo para o organismo, não faz bem para um adulto, que dirá para crianças em pleno desenvolvimento.

 

Sobre Alô Mamãe:

O Alô Mamãe é um serviço de assinatura de orientação e informação em saúde para gestantes e mamães de bebês. É um canal disponível 24 horas por dia para as mamães tirarem dúvidas sobre a gestação e os cuidados com seu bebê. O atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, nutricionistas e educares físicos que fazem o acompanhamento da saúde da gestante/mãe e do bebê. Além disso, a equipe de saúde entrará em contato para fazer o acompanhamento durante toda esta fase de gestação e pós-parto. O objetivo não é substituir as consultas e o acompanhamento médico, mas sempre estar à disposição para responder as dúvidas das assinantes.

 

Leia mais:

– Dúvidas sobre alimentação infantil

– Os 10 piores alimentos para as crianças

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Obrigada pelas dicas que nos dão quero receber mais coisas no meu e-mail obrigada

    10 de setembro de 2018

Deixe um comentário