a
HomeBebêAlimentaçãoBebês menores de 1 ano não devem beber suco
Bebê tomando suco
Bebê tomando suco
s

Bebês menores de 1 ano não devem beber suco

Para muitas mães, uma boa introdução alimentar começa pelo suco de frutas. Doce, saudável e fácil de apresentar ao bebê, o líquido era recomendado para bebês a partir dos seis meses. Não mais. Segundo a Academia Americana de Pediatria (AAP), pesquisas apontam que crianças só devem tomar suco a partir do primeiro ano de vida.

Mesmo assim, a AAP acredita que o consumo deve ser moderado. De acordo com a recomendação americana, crianças de 1 a 3 anos podem ingerir até 120 ml de suco por dia. De 4 a 6 anos, a quantidade aumenta para até 175 ml. Já a partir dos 7 anos, a ingestão pode ser de 250 ml.

Sem suco: bebê comendo fruta

Segundo os médicos, bebês devem comer a fruta in natura por serem mais saudáveis e terem mais fibras

A Sociedade Brasileira de Pediatria saiu na frente e recomenda a ingestão de suco a partir de 1 ano desde 2012. Mas atenção, mães: não é uma proibição. Os estudos servem para explicar que o suco não é uma boa opção de alimentação para bebês muito pequenos por conta do risco de obesidade e cárie dentária.

“As crianças devem ser incentivadas a comer frutas inteiras para atender a ingestão de frutas diárias recomendadas e devem ser educados sobre o benefício da ingestão de fibra e mais tempo para consumir as mesmas quilocalorias ao consumir frutas inteiras em comparação com suco de frutas”, explica a AAP em recomendação.

O suco faz mal?

A bebida não é uma vilã, mas tem pouco valor nutricional e alto teor de açúcar. Além de proporcionar ganho de peso com calorias vazias (falta de proteína e fibra), o suco pode proporcionar diarreia, dificultar a absorção de alguns medicamentos e desencadear cáries. Como, na maioria das vezes, o suco é colocado em garrafinha e ingerido em pequenos goles diários, a criança fica exposta ao açúcar o tempo todo.

 

E o que eu dou para o meu bebê?

Frutas in natural ou vegetais por serem mais saudáveis e terem mais fibras, água, leite materno ou a fórmula recomendada pelo pediatra (lembrando: sem açúcar).

No entanto, nunca deixe de conversar com o médico do seu filho. Para cada caso, há soluções diferentes. Alguns sucos de frutas são recomendados para bebês que tem insuficiência de ferro no organismo por conterem ácido ascórbico.

 

Acompanhe todas as novidades do blog pelas redes sociais!!!
Vai lá: facebook, instagram pinterest

 

Leia mais sobre:

Leite materno: saiba como mudar a alimentação do bebê após um ano

BLW dá autonomia ao bebê na introdução alimentar

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Comentário
  • Estao se referindo a suco de “caixinha”, ou suco natural feito em casa?

    3 de junho de 2017

Deixe um comentário