a
HomeBebêRecém-nascido exige cuidados especiais
triagem neonatal
triagem neonatal
s

Recém-nascido exige cuidados especiais

Quando o bebê chega em casa os pais podem ficar cheios de dúvidas quanto aos cuidados necessários. Afinal, um recém-nascido é tão delicado e indefeso, que pode suscitar medo de fazer algo que possa prejudicá-lo. Nessa hora, além daquela conversa fundamental com o pediatra, são necessários alguns cuidados básicos para garantir que seu filho esteja saudável e com suas necessidades atendidas. Não se preocupe com sua experiência. O dia a dia de cuidados e a convivência com seu bebê farão com que logo logo você já esteja expert no assunto e estabeleça sua própria rotina de cuidados. Até lá, separamos algumas dicas que podem ajudar bastante nos primeiros dias. Confira:

Recém-nascido exige cuidados especiais

Recém-nascido exige cuidados especiais

Hora do banho!

Esse pode ser o momento de terror de muitas mamães. O bebê é tão molinho, que dá medo de machucar. Respire fundo, e lembre-se que você o carregou por nove meses… com certeza saberá segurá-lo. Em uma banheirinha, coloque água morna, em torno de 37 graus o suficiente para cobrir o bebê até os ombros. Você pode usar um termômetro de banheira para ter certeza da temperatura. Não é necessário filtrar ou ferver a água, pode ser de chuveiro. É importante que o banho seja realizado em um local quentinho onde não haja correntes de vento. Alguns pediatras preconizam que apenas água é o suficiente, mas se você quiser, pode usar sabonetes líquidos neutros, apropriados para recém-nascidos.

Banho deve ser rápido e em temperatura adequada

Banho deve ser rápido e em temperatura adequada

 

Uma técnica muito utilizada é a de começar o banho fora da banheira, lavando primeiro a cabeça. Você pode enrolar o bebê em uma toalha-fralda para mantê-lo aquecido, umedecer a cabecinha com suas mãos, aplicar o sabonete se desejar e depois enxaguar e secar. Tenha sempre cuidado com os ouvidos: você pode usar o polegar e dedo médio para protegê-los.
Em seguida, coloque seu bebê na banheira, dando suporte ao corpo, segurando a cabeça com sua mão e o corpinho com o antebraço. Ensaboa todas as partes, inclusive as dobrinhas, enxague e enrole na toalha. Quanto mais rápido esse processo melhor, já que os recém-nascidos perdem calor muito rápido e ficam com frio. Seque o bebê delicadamente, sem esfregar.

Cuidados com o umbigo do recém-nascido

A área do cordão umbilical precisa estar sempre limpa e seca. Não há motivo para ter medo de manipular o coto umbilical: não há terminações nervosas, apenas pele, e o bebê não sente dor. Sua limpeza deve ser feita uma vez por dia, com uso de sabão neutro durante o banho, até a queda espontânea, que ocorre por volta do 7º dia após o nascimento. Após a limpeza, seque o umbigo com uma toalha, e em seguida, passe em toda a região um cotonete umedecido em álcool 70º. Nunca utilize qualquer tipo de creme, pomada ou curativo, e não cubra o umbigo com faixas, pois ele deve ficar arejado para permanecer bem seco. Procure evitar que a cintura da fralda fique sobre o umbigo. Se você notar alguma anomalia na área do umbigo, como um cheiro intenso, inchaço ou vermelhidão, entre imediatamente em contato com o pediatra.

Exames e vacinas

É muito importante que seu bebê esteja com os exames e vacinas obrigatórios em dia. As vacinas da primeira semana são: a BCG, que é contra a tuberculose; e a Hepatite B, já aplicadas na própria maternidade. Os testes são o do Pezinho, que vai diagnosticar as doenças genéticas, o Teste do Olhinho, que verifica a existência de tumores ou catarata congênita, o Teste da Orelhinha, que vai identificar surdez severa ou profunda, e o Teste do Coraçãozinho, com o qual é possível identificar se o bebê tem alguma doença do coração.

Banho de sol é essencial!!

Todos os dias, seu recém-nascido precisa de luz do sol. Ela é essencial para ativar a vitamina D presente no leite materno. Apenas cinco a dez minutos diários de exposição são suficientes para isso, sempre antes das 10 da manhã ou após das 16 horas.

Banho de sol é importante para a saúde do bebê

Banho de sol é importante para a saúde do bebê

Não é recomendável fazer o banho de sol dentro de casa, através da janela, já que o vidro filtra os raios solares, e impede que os raios mais saudáveis cheguem ao bebê. O ideal é a exposição direta, de preferencia com partes do corpo expostas para melhor absorção. Opte por roupas leves ou deixe seu bebê à vontade, somente de fraldas.
Outra vantagem do banho de sol é que ele auxilia na diminuição da bilirrubina no sangue, substância que causa icterícia. O banho de sol pode diminuir e até mesmo evitá-la.

 

Leia mais:

– 4 superdicas sobre cólicas em bebê recém-nascido

– Qual a melhor posição para o recém-nascido dormir?

– 8 dicas para visitas ao recém-nascido

 

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário