a
HomeBebêSeu bebê gosta de rabiscar paredes? Saiba como solucionar com criatividade
rabiscar paredes
rabiscar paredes
s

Seu bebê gosta de rabiscar paredes? Saiba como solucionar com criatividade

A partir dos 12 ou 13 meses de vida, o seu bebê já é capaz de segurar um giz de cera, por exemplo, e usá-lo para rabiscar paredes, móveis, e outras superfícies que estejam à disposição. Apesar disso não ser uma atitude aprovada pelos pais, é importante saber que esse impulso de sair por aí rabiscando a casa é essencial para os bebês aprenderem sobre limites e deixar a criatividade fluir. Como essa situação é desagradável para os pais, é comum ficarmos bravos e darmos broncas nos pequenos, entretanto, é preciso saber ensinar de forma que a criança compreenda o que está acontecendo.

Por que isso acontece?

rabiscar paredes

Para alguns bebês, esse momento pode vir mais tarde, por volta dos três anos de idade. Não se preocupe caso seu filho demore para dar sinais de que precisa soltar a imaginação com os rabiscos. O ato de rabiscar paredes mostra que os pequenos estão prontos para começar a aprender a desenhar e escrever, e isso auxilia no desenvolvimento dessas habilidades. Logo, eles serão capazes de juntar letras e formar palavras como o próprio nome!

Como ensinar a não rabiscar paredes?

rabiscar paredes

Canetinhas, giz, lápis de cor e canetas esferográficas são ameaças para as suas paredes, mas para os bebês são aliados do desenvolvimento da coordenação motora. Escolha os materiais menos perigosos para seus filhos e que também sejam fáceis de apagar no caso do bebê rabiscar paredes.

Mas como evitar os rabiscos pela casa? Quando identificar o problema, segure o impulso de brigar com a criança, afinal, ela ainda não sabe que aquilo é errado. Ao invés disso, procure explicar os limites dos desenhos, que devem ser feitos no papel, lousa, ou qualquer outra superfície que os pais julgarem adequada para essa finalidade. Conversando com seu pequeno, as chances do ocorrido se repetir são muito menores do que quando se briga com a criança.

Como apagar os rabiscos?

rabiscar paredes

Ensine seu filho a limitar as aventuras artísticas ao pedaço de papel na frente dele, embora seja bem provável que ele ache as paredes, o chão e os livros irresistíveis. O jeito é ter paciência e se preparar para limpar tudo algumas vezes.

  • Para manchas de giz de cera na parede, você pode usar bicarbonato de sódio com água, numa escova de dentes velha.
  • Para manchas no tapete, experimente passar a escova de dentes velha com vinagre.
  • Produtos de limpeza multiuso costumam fazer efeito sobre a maioria das manchas.
  • Certifique-se de que as canetinhas que você irá comprar têm tinta à base de água (hidrocor) para facilitar na remoção.

A qualidade dos produtos também merece atenção especial, já que é possível que seu bebê coloque-os na boca. Tenha certeza de que todos os materiais são atóxicos.

Faça você mesmo!

Se você tiver espaço em alguma parede no quarto de bebê, uma solução super criativa e que está em alta é a parede de lousa. Nessa parede, é possível que as crianças desenhem e rabisquem com giz e apaguem como em um quadro negro. Essas paredes podem ser facilmente recriadas com os adesivos de parede. Na Grão de Gente você encontra modelos super fofos em vários formatos para fazer uma parede de lousa no quartinho!

Confira algumas ideias e inspire-se!

 

adesivo-de-parede-lousa-60cm-192811 adesivo-de-parede-lousa-aviao-90cm-192815 adesivo-de-parede-lousa-coracao-60cm-192819 adesivo-de-parede-lousa-foguete-1m-192817 adesivo-de-parede-lousa-nuvem-65cm-192813 adesivo-de-parede-lousa-urso-60cm-192821

Leia mais

Adesivos de parede personalizados e divertidos para para decorar sem gastar muito

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário