a
HomeBebêQuando o bebê vai sorrir pela primeira vez?
quando o bebê vai sorrir
quando o bebê vai sorrir
s

Quando o bebê vai sorrir pela primeira vez?

Você sabia que bem antes do seu bebê nascer ele já arriscava os primeiros sorrisos dentro do forninho? Acredite, mesmo no útero, o pequeno aprende a sorrir, mas não de forma intencional. São apenas reflexos semelhantes aos movimentos involuntários dos braços e pernas. 

Por mais que esse sorriso ainda não seja para você, é irresistível de qualquer forma, não é?

quando o bebê vai sorrir

Quando esperar um sorriso real?

Os reflexos vão desaparecer por volta dos dois meses e os primeiros reais vão aparecer entre um mês e meio e três meses de vida. Eles dizem muito sobre o desenvolvimento do seu filho, afinal, é um sinal de que a visão melhorou e ele já consegue reconhecer o rosto da mamãe! 

quando o bebê vai sorrir

Esse processo mostra que o cérebro e o sistema nervoso já evoluíram o suficiente para eliminar os sorrisos de reflexo. Agora, seu filho sabe que esta é uma maneira de se comunicar com outras pessoas.

Enquanto o choro demonstra que ele não gostou ou não entendeu o que está acontecendo à sua volta, a risada é o som da aprovação. Assim como nós, eles riem quando entendem a piada.

Sorriso reflexo X Sorriso real

Você poderá perceber a diferença entre eles pela duração. Geralmente, os reflexos tendem a ser mais curtos e ocorrer sem motivo, quando o bebê está dormindo ou cansado. 

quando o bebê vai sorrir

Os verdadeiros, por outro lado, ocorrem em resposta a alguma coisa, como ver o rosto da mãe ou ouvir a voz do papai. Eles são mais consistentes e você verá a emoção nos olhinhos do bebê. É muito fofo!

quando o bebê vai sorrir

Como incentivar os sorrisos

Converse com o seu bebê! Fale com ele com certa frequência e dê tempo para resposta, fazendo contato visual e sorrindo. Faça caretas, barulhos engraçados ou o famoso “Cadê? Achou!”, mas sem exagerar nos estímulos. 

Conforme seu filho perceber que o que ele faz causa reação nas pessoas, vai começar a adicionar efeitos sonoros. Com cinco meses, seu amor pode já pode te surpreender com uma gargalhada.

quando o bebê vai sorrir

Claro que o bebê não vai agir de forma tão amigável com todos. Como os adultos, seu pequeno vai preferir certas pessoas do que outras. Este comportamento seletivo também mostra o desenvolvimento do pequeno, que sabe diferenciar cada pessoa de acordo com o grau de proximidade. 

Tenha paciência

Talvez a ansiedade para ver o bebê sorrir seja grande, mas a falta de risadas não significa que seu filho não está feliz. Cada criança tem um tempo e o seu pode levar algumas semanas a mais.

Se depois dos três meses seu filho não sorrir, comente com o pediatra para saber se é necessário fazer uma avaliação das funções cognitiva e afetiva.

quando o bebê vai sorrir

Aproveite essa fase tão gostosa e não se esqueça de registrar esses momentos lindos!

 

Leia mais:

Saiba como estimular seu bebê a dar os primeiros passos

Quando levar o bebê ao dentista pela primeira vez?

Sinais de autismo em bebê: saiba como identificar

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário