a
HomeBebêQuando levar o bebê ao dentista pela primeira vez?
quando levar o bebê ao dentista
quando levar o bebê ao dentista
s

Quando levar o bebê ao dentista pela primeira vez?

Sabe aquele sorriso banguela que te encanta todos os dias? Ele precisa fazer uma visita ao odontopediatra o quanto antes! Muitos pais são pegos de surpresa com essa informação, pois não sabem quando levar o bebê ao dentista pela primeira vez, mas os cuidados com a saúde bucal dos pequenos começa antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes.

quando levar o bebê ao dentista

Quando levar o bebê ao dentista?

Para os pais serem orientados sobre a correta higienização da boca do bebê, a primeira consulta com um odontopediatra deve ser realizada nos primeiros meses de vida.

Higienização diária garante saúde bucal

Aqueles que ainda não têm dentes, devem ter uma rotina de limpeza diária. Os pais devem enrolar uma gaze ou fralda limpa no dedo, umedecida em água filtrada, e passar sobre a gengiva, bochechas e língua.

O cuidado previne o aparecimento de cáries, que podem surgir principalmente se o bebê usa mamadeira e não faz a correta higiene bucal.

Após a introdução alimentar, que ocorre depois dos seis meses, o bebê também passa a ter contato com frutas e outros alimentos, o que contribui para a proliferação de bactérias que causam a cárie.

quando levar o bebê ao dentista

Escovação para os primeiros dentinhos

Com o nascimento dos dentes, a limpeza deve ser feita com uma escova própria para bebês, com cabeça pequena e cerdas macias. No início, não é necessário o uso de um creme dental, mas o odontopediatra orientará a família sobre a necessidade, de acordo com o histórico e a dentição do bebê. É essencial que o produto seja próprio para a idade, por causa da concentração de flúor.

Após a primeira vez, consultas semestrais com o odontopediatra

O acompanhamento periódico também é fundamental, pois além de garantir a saúde bucal, o bebê já cresce habituado com as consultas com o odontopediatra.

A família deve levar o bebê ao dentista a cada seis meses. Isso vai facilitar bastante a rotina no futuro, com uma melhor adaptação da criança com a escovação dos dentes e uso de fio dental durante a infância.

O odontopediatra também irá acompanhar o desenvolvimento dos dentes e orientar os pais sobre os efeitos nocivos do consumo excessivo de açúcar, além de recomendações sobre uso de chupeta, amamentação, entre outros assuntos.

quando levar o bebê ao dentista

 

Leia mais

A importância de lavar o nariz do bebê

Como cuidar das cólicas em bebês? Confira dicas de métodos naturais!

Compartilhe:
Classifique este artigo

Blog Grão de Gente é um bate papo diário sobre o mundo da maternidade! O Blog da maior loja virtual de enxoval e decoração para quarto de bebê do Brasil.

redacao@bloggraodegente.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário